Dados do Trabalho


Título

COMPLICAÇOES INTRA E POS-OPERATORIAS EM PACIENTES SUBMETIDOS A PROSTATECTOMIA RADICAL POR CANCER DE PROSTATA – EXPERIENCIA DE UM SERVIÇO DE REFERENCIA NO ESTADO DE SAO PAULO

Resumo

Introdução: A prostatectomia radical é uma das modalidades mais importantes no tratamento do câncer de próstata localizado. Esse procedimento não é isento de riscos, podendo trazer consigo complicações que variam de mínimo desconforto clínico até graves intercorrências com necessidade de reabordagem cirúrgica e óbito.
Objetivo: Avaliar as complicações intra e pós-operatórias em pacientes submetidos a prostatectomia radical por câncer de próstata, buscando identificar fatores de risco.
Materiais e Métodos: Análise retrospectiva de prontuários de homens submetidos a prostatectomia radical aberta por câncer de próstata entre janeiro de 2014 a abril de 2018. Foram avaliados dados demográficos, clínicos e estadiamento pré-operatório. Incluiu-se análise de variáveis do peri e pós-operatório imediato. Para complicações perioperatórias, utilizou-se a escala Clavien-Dindo.
Resultados: 516 pacientes foram analisados, PSA médio de 10,1, Gleason 6 (49%), 7 (41%), >8 (10%). T1 (23%), T2 (73%), T3 (2%). Na avaliação pré-anestésica, foram considerados ASA I (11%), ASA II (82%), ASA III (6%). Somente 14% não realizou nenhum tipo de linfadenectomia. O tempo cirúrgico médio foi de 143 minutos, com média de sangramento intraoperatório de 620mL. 92% não necessitaram de transfusão intra-operatória. A média de tempo de internação foi de 2,2 dias, com 68% dos pacientes sem qualquer intercorrência. 2 pacientes necessitaram de reabordagem cirúrgica.
Conclusão: A prostatectomia radical continua sendo um dos pilares do tratamento curativo do câncer de próstata, porém não isenta de morbidades. O profissional deve se atentar para os riscos de sangramento, fístulas e necessidade de reabordagem. Mais estudos são necessários para investigar variáveis que predisponham ao surgimento de tais morbidades.

Palavras Chave ( separado por ; )

Cancer de próstata; prostatectomia radical; complicações perioperatórias; sangramento; tempo de internação; morbidade

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Santa Marcelina - São Paulo - Brasil

Autores

Lucas Bonachi Vergamini, Thyago Viera Soares da Nóbrega, Iure Carvalho de Souza, Jorge Chagouri Ocké Jr, Carolina Silva Corossari, Klebson Rodrigues Barbosa, Heleno Diegues Paes, Luiz Jorge Budib, Azuil Castro Laranjo Júnior, Samir Hariz Ali Hadaya