Dados do Trabalho


Título

TUMOR FIBROSO SOLITÁRIO DO FÍGADO: UMA CAUSA RARA DE HIPOGLICEMIA

Introdução

O tumor fibroso solitário (TFS) é uma neoplasia benigna rara de células fusiformes de origem mesenquimal. Possui predomínio no sexo feminino e idade entre 50-60 anos, há relatos de casos desde tumor em diversos sítios, principalmente pleural, sendo o parênquima hepático ainda mais incomum. São tipicamente assintomáticos, mas podem causar outras sintomatologias caso cresçam muito. Os exames de imagem por vezes são inconclusivos e o diagnóstico é realizado através de imunohistoquímica. O tratamento é estritamente cirúrgico e o acompanhamento é individualizado para o contexto de cada paciente, com seguimento clinicorradiológico.

Descrição

Relatamos o caso de um paciente do sexo feminino, 58 anos, que realizou uma utrassonografia abdominal em 2019 que demonstrou imagens císticas no segmento hepático IVa. Com a pandemia da COVID-19, a mesma perdeu seguimento e só voltou a procurar atendimento em 2022 por conta de um quadro agudo de hipoglicemia que causou a internação da paciente. Durante a internação realizou-se exames de imagem que evidenciaram aumento da lesão no segmento IVa e compreensão de estruturas abdominais importantes. Foi realizada a hepatectomia esquerda com ressecção em bloco da lesão. No intraoperatório, o inventário com lesão volumosa com origem em segmento IVa, lobulada. O perfil imunoistoquímico da peça revelou positividade para STAT6 e CD-34 onde, aliado ao perfil morfológico é indicativo de TFS. A paciente apresentou evolução clínica favorável e assintomática do ponto de vista endocrinológico. O controle radiológico obtido no pós operatório não revelou complicações. O seguimento será feito dentro de seis meses.

Discussão

Os TFS são tumores raros e de comportamento benigno. A maior parte da experiência vigente deriva de relatos e series de casos de centros de referência. Este artigo tem como objetivo detalhar as particularidades radiológicas e investigação clínica neste relato de caso e promover revisão recente da literatura sobre o tema.

Palavras Chave

Solitary Fibrous Tumor; Liver; Hypoglycemia; Ultrasonography; Multidetector Computed Tomography.

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

PAULO RAMIRES SANTOS DE ALMEIDA, BERNARDO TESSAROLLO, Beatriz Curty Serrão, Guilherme Pontes Lima, Leonardo Araújo Marques