Dados do Trabalho


Título

Astúcias e armadilhas na avaliação do nódulo renal: ensaio iconográfico

Introdução

Noventa por cento de todos os tumores renais se enquadram em cinco tipos histológicos: carcinoma de células claras (ou carcinoma convencional), o mais comum, carcinoma cromófobo e carcinoma papilar, e dois tumores benignos frequentes, angiomiolipoma e oncocitoma (adenoma oncocítico). O grande número de outras entidades histológicas, algumas recentemente descritas, pertencem aos tumores raros ou extremamente raros do rim e juntos representam apenas 10% de todos os tumores renais.
Em termos semiológicos, os tumores renais sólidos abrangem três entidades na TC: angiomiolipomas benignos típicos com componente gorduroso macroscópico, tumores sólidos indeterminados benignos ou malignos com aparência atípica e carcinomas de células renais (CCR) típicos, que geralmente são grandes carcinomas convencionais.
O objetivo do estudo é utilizar a classificação de O.Hélénon et al. de nódulos renais nos casos selecionados da nossa instituição.

Descrição

Métodos:
O trabalho desenvolvido seguiu os preceitos do estudo exploratório, por meio de um ensaio pictórico que teve como base artigos científicos sobre a temática acessado em banco de dados nacionais e internacionais, com ilustração de casos de um hospital terciário de Porto Alegre.
Discussão e Conclusão:
O método de referência para caracterizar uma massa renal sólida é a tomografia computadorizada. A ressonância magnética e a ultrassonografia podem fornecer informações diagnósticas úteis para caracterizar massas cuja natureza cística ou sólida não é possível determinar a partir de dados da tomografia computadorizada. Para caracterizar uma massa sólida, apenas a RM pode substituir a TC na maioria dos casos. Uma vez que uma massa tenha se mostrado sólida e vascularizada e não ocorrendo em um contexto sugestivo de pseudotumor inflamatório, ela pode ser classificada, pela TC, em uma das quatro categorias da classificação: dismorfismos pseudotumorais (tipo 1); angiomiolipomas típicos de alto teor de gordura (tipo 2); suspeitar de tumores indeterminados (tipo 3); tumores tipicamente malignos (tipo 4)

Palavras Chave

NÓDULO RENAL, CARCINOMA DE CÉLULAS RENAIS, TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, RESSON NCIA MAGNÉTICA, ANGIOMIOLIPOMA.

Área

Abdominal Geniturinário

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Rodrigo Ughini Grazziotin, Barbara Nedel, Ariane Giovanaz, Camila Visconti, Tassia Andrea Prioste, Vitor Ribas Pereira, João Edson Prediger, Leonardo Hekman D'Avila