Dados do Trabalho


Título

Aplicação do PET-FDG na síndrome de Wernicke-Korsakoff: relato de caso e revisão da literatura

Introdução

A síndrome de Wernicke-Korsakoff (SWK) é conhecida como consequência da deficiência crônica de tiamina (vitamina B1), com sintomas neuropsicológicos e declínio cognitivo. É apresentado caso de paciente com alteração de memória e diagnóstico de SWK, a fim de ilustrar achados típicos de imagem à ressonância magnética (RM), além de achados à tomografia com emissão de pósitrons com fluordesoxiglicose (PET-FDG), que demonstrou o envolvimento de diferentes estruturas límbicas.

Descrição

Mulher, 45 anos, com antecedentes de cirurgia bariátrica há 12 anos sem adequada reposição vitamínica, além de etilismo crônico, apresentou quadro de vertigem e nistagmo, alteração de memória e comportamental. Realizou exame de RM do encéfalo, que demonstrou alteração de sinal em T2/FLAIR nos corpos mamilares e tálamos mediais, com impregnação pelo gadolínio endovenoso. No seguimento de seis meses manteve déficit de memória e alteração comportamental, sendo realizada RM de controle, que demonstrou atrofia dos corpos mamilares, bem como PET-FDG que, além de hipometabolismo nos corpos mamilares, demonstrou menor captação do FDG nas porções mediais dos lobos parietais, com envolvimento do pré-cúneo e giro do cíngulo posterior, nas porções basais dos lobos frontais, podendo ser interpretadas como projeções límbicas do circuito de Papez.

Discussão

A SWK representa importante complicação crônica ao déficit de tiamina, frequentemente associada ao abuso crônico de álcool e à deficiência nutricional. Embora os achados clínicos são essenciais para o diagnóstico, por vezes a SWK é subdiagnosticada devido a variedade de sintomas e diferentes graus de declínio cognitivo. Dessa forma, exames de neuroimagem podem auxiliar na detecção de achados típicos, como as hiperintensidades em T2/FLAIR e realce pós-contraste simétricos no diencéfalo, de forma mais característica nos corpos mamilares. O PET-FDG pode mostrar hipometabolismo não apenas das estruturas comumente afetadas à RM, mas também em regiões corticais relacionadas a projeções do circuito de Papez, como o cíngulo posterior, pré-cúneo (com diagnóstico diferencial com patologias neurodegenerativas como Doença de Alzheimer) e regiões basais dos lobos frontais.

Palavras Chave

Wernicke-Korsakoff, PET FDG, demência, distúrbio metabólico, doenças neurodegenerativas

Área

Medicina Nuclear (incluindo PET-CT/PET-RM)

Autores

Gilciane Ribeiro Gonçalves, Gustavo Renges dos Santos, Viviane Zetola, Debora Brighente Bertholdo, Vinicius Bitencourt Ludwig