Dados do Trabalho


Título

Rara forma de apresentação isolada de Mielinólise Osmótica Extra-Pontina associada a polidipsia psicogênica: Relato de Caso

Introdução

A mielinólise osmótica (MO) é uma enfermidade neurológica desmielinizante rara relacionada a mudanças osmóticas bruscas. Quase sempre decorrente de alterações abruptas de concentrações plasmáticas de sódio, sendo relacionadas principalmente a correção rápida do estado hiponatrêmico do paciente. Como a apresentação clínica da MO é inespecífica e o aspecto radiológico pode ser bem característico, conhecer os diferentes padrões de imagem e seus subtipos é de suma importância para estreitar o diagnóstico diferencial, podendo assim auxiliar os diversos profissionais que podem se deparar com este tipo de afecção, como neurologistas, psiquiatras, emergencistas, intensivistas, dentre outros.

Descrição

Paciente com polidipsia psicogênica evoluindo com hiponatremia, correção dos níveis de sódio sérico e consequente episódio de alteração no nível de consciência. Anos após, ressonância magnética evidenciou lesões sequelares atípicas inicialmente indeterminadas, mas que depois vou verificadas que estas se tratavam de alterações quase que patognomônicas de uma forma isolada rara de mielinólise extrapontina. Tais lesões eram distribuídas exclusivamente nas regiões corticossubcorticais, localizadas majoritariamente na região temporal do hemisfério cerebral direito, afetando também a região parietal direita e a região temporal esquerda.

Discussão

A mielinólise osmótica (MO) é classificada em 3 grupos: mielinólise central pontina (MCP) sem acometimento extrapontinos, mielinólise extrapontinha (MEP) sem acometimentos em sítios pontinhos e uma forma de mielinólise central pontina com acometimento extrapontino (MCP+MEP). A forma extrapontina afeta regiões como putâmen, tálamo, núcleo caudado, cápsula externa e mais raramente regiões corticossubcorticais, sendo extremamente raro na literatura a descrição de casos isolados de acometimento corticossubcortical. A apresentação clínica dos pacientes acometidos por essa enfermidade é muito variável, sendo de extrema importância a utilização da ressonância magnética para a confirmação do diagnóstico. Esse padrão de acometimento exclusivo corticossubcortical foi identificado e bem analisada em estudo de autópsias, porém carece de relatos acerca de suas apresentações radiológicas.

Palavras Chave

Mielinólise Extrapontina. Polidipsia Psicogênica. Imagem por Ressonância Magnética.

Área

Neurorradiologia

Instituições

FACENE/RN - Rio Grande do Norte - Brasil, UFERSA - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Douglas Marques Zaratini, Franklin de Freitas Tertulino, Alex Soares de Souza, Antônia Gabriela de Araújo, Maria Eduarda de Oliveira Amorim, Dannyelly Hylnara de Sousa Cavalcante Maia, Maria Elisa da Silveira, Mariana Roberta Santos de Melo, Leandro de carvalho Alcântara