Dados do Trabalho


Título

Tumor de Adrenal com Trombose Tumoral Venosa

Introdução

O tumor no córtex da glândula adrenal possui acometimento infrequente com incidência 1-2/ 1.000.000 dos casos. Sendo assim, possui caráter agressivo e com tendência a invadir estruturas adjacentes. Por conseguinte, o objetivo deste estudo é exibir um relato de caso de tumor em suprarrenal esquerda (E) em invasão para veia cava inferior (VCI).

Descrição

M.C.A 71 anos, feminino, com hipotireoidismo, DM e DLP. Dirige-se a emergência pela segunda vez ao referir dor abdominal difusa, mais acentuada em hipocôndrio E. e flanco E. refere que há dois meses vem apresentando febre, náusea, vômitos e diarreia. No exame físico, abdome doloroso à palpação em hipocôndrio esquerdo e epigástrio. Recebe laudo de tomografia computadorizada (TC) com Lesão expansiva sólida, com realce heterogêneo pelo meio de contraste, medindo 8,5 x 7,0 x 6,5 cm na projeção da adrenal esquerda em conjuntura com trombo ocupando e dilatando a luz das veias adrenal e renal esquerda, medindo 8,0 x 7,0 cm se estendendo até a VCI por 7,6 cm. Realizado o estadiamento e sem outros acometimentos tumorais, a paciente foi submetida a adrenalectomia esquerda e retirada dos vasos acometidos. Obteve pós-cirúrgico alterado tanto em sensopercepção quanto clinicamente, com mortalidade corrigida ascendente de 92,03%, porém obteve desfecho favorável com alta hospitalar, mantendo-a em acompanhamento oncológico/endócrino.

Discussão

Os tumores de adrenais são raros, possuem causa desconhecida e apresentam como fatores de risco mulheres e adultos. Podem ser classificados em funcionantes, ao secretarem hormônios ativos, e não funcionantes ao não produzirem tais hormônios além de, comumente, serem descobertos em avaliação de dor abdominal. Logo, o presente caso acomete paciente mulher com queixa de dor abdominal, com tumor encontrado após investigação de algia na região referida. Desse modo, a tomografia foi de suma importância na elucidação diagnóstica e na condução do tratamento. Ademais, como ocorrido, o vigente tumor usualmente atinge outros locais corporais e, em particular, a VCI por provável expansão neoplásica – um sinal de malignidade da patologia tendo em vista seu caráter agressivo na maioria dos casos. Contudo, apesar do prognóstico limitado e alto índice de mortalidade, a paciente alcançou resultado promissor. Portanto, a TC apresenta-se necessária para as bases diagnósticas, assim como no estadiamento, objetivando um tratamento assertivo e próspero prognóstico.

Palavras Chave

: tumor adrenal, trombo de VCI, adrenalectomia, tomografia computadorizada.

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

SIMONE VICENTE DIAS DA SILVA, RUAN MATHEUS NASCIMENTO TOLEDANO, ANDRÉ LUIZ ALVES, JÉSSICA ANDRADE, BÁRBARA CAROLINE GOMES DA SILVA, SARA MAYUMI TODA, LETÍCIA DAIANE BENCKE DA SILVA, JOFRE LUCAS DE OLIVEIRA RAMALHO, ANA CAROLINA DE FREITAS ZANNETE