Dados do Trabalho


Título

Achados radiológicos na investigação de infertilidade na histerossalpingografia: ensaio iconográfico

Introdução

A histerossalpingografia (HSG) constitui um método importante na investigação no estudo da infertilidade humana, devido a sua capacidade de avaliação do canal endocervical, cavidade uterina e perviedade tubária, assim como a avaliação das anomalias do desenvolvimento uterino. O objetivo desse ensaio é apresentar exemplos dos achados radiológicos clássicos na investigação de infertilidade através da histerossalpingografia.

Descrição

Métodos:
O trabalho desenvolvido seguiu os preceitos do estudo exploratório, por meio de um ensaio pictórico que teve como base artigos científicos sobre a temática acessado em banco de dados nacionais e internacionais, com ilustração de casos de um hospital terciário de Porto Alegre.
Discussão:
Os avanços dos estudos da fertilidade e a difusão das técnicas de reprodução humana assistida tornam a avaliação da HSG uma habilidade essencial na formação do médico radiologista. É um exame que determina opacificação da cavidade uterina e das tubas através de um meio de contraste inserido na endocérvice com o auxílio de um cateter.Deve ser realizado preferencialmente entre o 10° e 14° dia do ciclo menstrual. As principais contraindicações ao exame são a presença de gravidez, infecção e sangramento genital (durante ou fora do período menstrual). Embora raras, suas possíveis complicações incluem sangramento e infecção. Tumores cavitários, sinéquia uterina, malformação uterina, hidrossalpinge, salpingite, adenomiose e tuberculose genital representam alguma das patologias mais relevantes no estudo da HSG.
Conclusões:
Apesar da evolução dos estudos de imagens nas últimas décadas, a HSG ainda se mostra um dos métodos de imagem mais eficaz na investigação inicial de infertilidade. Seus achados podem proporcionar um correto diagnóstico e orientação na conduta subsequente. É fundamental que o médico radiologista esteja apto tanto para realizar o exame, quanto para a sua interpretação.

Palavras Chave

PALAVRAS-CHAVE: HISTEROSSALPINGOGRAFIA, RADIOLOGIA DIAGNÓSTICA, INFERTILIDADE, MÉTODO DE IMAGEM, PATOLOGIA GINECOLÓGICA.

Área

Abdominal Geniturinário

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

João Edson Prediger, João Pedro Louzada Jacottet, Leonardo Hekman D'Avila, Matheus de Moura, Leonardo Felipi Schmitz Franco, Lucas Prediger, Guilherme Botter Maio Rocha, Antonio Carlos Maciel, Caroline Lorenzoni Almeida Ghezzi