Dados do Trabalho


Título

Achados ultrassonográficos abdominais relacionados à dengue em um Hospital do Noroeste Paulista

Introdução

A dengue é uma doença infecciosa febril de evolução aguda, cujo agente etiológico é um vírus de RNA pertencente à família Flaviridae. Doença que representa um problema nacional de saúde pública, sendo a responsável por inúmeras hospitalizações e óbitos todos os anos. A infecção pelo vírus da dengue pode apresentar-se nas formas sintomática ou assintomática. A manifestação sintomática inclui febre, associada à cefaleia, à adinamia, às mialgias, às artralgias, à dor retroorbitária, exantema, anorexia, náuseas e vômitos. O agravamento do quadro clínico é observado com o aparecimento de sinais de alarme e sinais de choque. O diagnóstico da dengue envolve critérios clínico-laboratoriais, porém, a utilização da ultrassonografia como ferramenta de auxílio na diferenciação dos casos leves daqueles com maior risco de evolução para quadros graves.

Casuística e Métodos

O presente artigo consiste em um estudo observacional analítico retrospectivo, com os seguintes critérios de inclusão: Paciente com diagnóstico de dengue confirmado laboratorialmente que passaram em atendimento entre o período de janeiro à junho de 2022 em um hospital do Noroeste paulista, e realizaram US na data de admissão; e de exclusão: Grávidas e crianças menores de 10 anos.

Resultados

Espera-se, da análise dos exames de ultrassom prévios, achados abdominais semelhantes ao de estudos anteriores. As alterações sonográficas abdominais mais comuns são espessamento difuso da parede da vesícula biliar, hepatomegalia, líquido livre na cavidade abdominal, efusão pleural e nos casos clínicos mais severos encontra-se coleções líquidas para e perirrenal, efusão pericárdica, alargamento difuso do pâncreas, coleções líquidas subcapsulares hepática e esplênica. Esplenomegalia, líquido pericolecístico também são achados prováveis. Espera-se encontrar nos achados mais severos aumento do hematócrito

Conclusões

Ultrassonografia como ferramenta adjuvante para o reconhecimento precoce de casos graves ou passíveis de complicação e para exclusão de diagnósticos diferenciais.

Palavras Chave

Dengue, Ultrassom, Ultrassonografia abdominal, Achados Abdominais, Efusões cavitárias

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

Paulo Henrique Alves Togni Filho, André Luís Santos Vaz Leite, Guilherme Augusto Paro, Ana Claudia Cressoni Conti, Bruno Seabra Queiroz, Emilly Kazikava, Daniel Britto Martinez, Victória Kasemodel Rafaelli, Gabriel Oniwa Nunes