Dados do Trabalho


Título

Acidente vascular cerebral hemorrágico associado a acidente ofídico - relato de caso

Introdução

O envenenamento por acidente ofídico é determinada pelo tipo de peçonha, pela gravidade do acidente e pelas condições inerentes à vítima.
Os sintomas podem ser locais (dor, edema e rubor) e/ou manifestações sistêmicas. O veneno botrópico tem ação proteolítica, ativação da cascata da coagulação, consumo de fibrinogénio,levando a eventos hemorrágicos.
A mordedura de cobra é uma questão de saúde pública negligenciada e o radiologista da emergência pode ajudar na suspeição do acidente ofídico como causa das manifestações hemorrágicas.
Neste trabalho apresentamos dois casos registrados no último ano no nosso Hospital Universitário.

Descrição

Dois casos de homens mordidos por uma cobra evoluindo com manifestações sistêmicas.
Tomografia computorizada do crânio demonstrou hemorragia intracerebral no lobo frontal esquerdo, hemorragia subaracnóidea bilateral.
Um deles evoluiu com óbito e o outro com melhora evolutiva.

Discussão

Neste trabalho apresentamos dois casos de hemorragia intraparenquimatosa e subaracnoide por acidente botrópico, acompanhados em nosso serviço, com evoluções clínicas distintas.
A partir do acidente, os sintomas podem ser locais (dor, edema e rubor) e/ou manifestações sistêmicas.
As enzimas presentes na peçonha atuam na membrana basal do endotélio vascular, degradando as proteínas dos componentes da lâmina basal como às da matriz extracelular.
O diagnóstico é feito através da associação do quadro clínico, investigação epidemiológica e do exame tomográfico para um diagnóstico conclusivo, sendo a TC o método de escolha para a detecção imediata de hemorragia cerebral.
As manifestações hemorrágicas deste caso têm diagnósticos diferenciais importantes frequentemente observados em serviços de emergência.
O radiologista, portanto, exerce função importante no diagnóstico diferencial auxiliando na tomada da conduta , terapêutica correta, como medidas neuroprotetoras.

Palavras Chave

Tomografia computadorizada; Ressonância magnética; Acidente botrópico; Hemorragia intracraniana; Hemorragia subaracnóide

Área

Neurorradiologia

Autores

Weydler Campos Hottz Corbiceiro, Thallys Leal Silva, Alessandro Severo Alves de Melo, Diogo Goulart Correa