Dados do Trabalho


Título

Achados diagnósticos e incidentais em TC de abdome no setor de pronto-atendimento hospitalar e sua relação com desfecho e resolutividade

Introdução

A tomografia computadorizada (TC) de abdome vem assumindo um importante papel no diagnóstico e manejo de pacientes em âmbito de emergência hospitalar. No entanto, à medida que a utilização dos serviços de imagem aumenta, aparecem também preocupações sobre o seu uso inapropriado.

Casuística e Métodos

Quantificar e estratificar os achados diagnósticos em tomografias computadorizadas de abdômen total em um serviço de emergência hospitalar no período proposto, associando-os com o seu respectivo desfecho e resolutividade. Métodos: Estudo transversal retrospectivo com 146 pacientes selecionados por conveniência.

Resultados

A idade média dos pacientes foi de 52 anos (DP: 20,9 anos), sendo 95 deles do sexo feminino (65,1%). Ao final da avaliação médica na emergência, 77,4% (n = 113) dos pacientes receberam alta hospitalar, e 22,6% foram admitidos em caráter de internação. Os achados diagnóstico e incidental mais prevalentes foram, respectivamente, o de uropatia obstrutiva (17,8%) e o de lesões renais (30,1%). Foi encontrada associação entre o uso de contraste com o desfecho (p<0,05), porém não com a resolutividade.

Conclusões

A não utilização de meio de contraste nas TC de abdome está associada a um maior número de pacientes liberados da emergência hospitalar.

Palavras Chave

tomografia computadorizada, abdome, emergência, pronto-atendimento, meio de contraste.

Área

Radiologia Geral, D.O., Física, Contrastes, Proteção Radiológica

Autores

Bruna Arriaga da Costa Schmidt, Carlos Jader Feldamn, Fabio Bonalume, Fernando Moraes Weiler, Gustavo Comerlato Biazi, Jéssica Martins Ulrich, Larissa Reginato Junges, Luciana Eltz Soares, Maria Elisa Peinado Miller