Dados do Trabalho


Título

Lesões HNF-like: Um importante diagnóstico diferencial em pacientes oncológicos.

Introdução

A hiperplasia nodular focal (HNF) é a segunda lesão hepática benigna mais comum. O uso de oxaliplatina no tratamento do adenocarcinoma colorretal, recentemente têm sido associado ao desenvolvimento pós-tratamento de lesões HNF like. Sua etiologia é incerta, mas acredita-se que seja secundária à lesão vascular pela quimioterapia. O presente estudo descreve um caso de lesão hepática focal interpretada como metástase hepática colorretal, tratada com ressecção hepática.

Descrição

Mulher, 58 anos, diagnosticada com adenocarcinoma de cólon em julho de 2013, sem lesões hepáticas no estadiamento com tomografia computadorizada (TC). Foi submetida à colectomia esquerda, com estadiamento patológico evidenciando lesão com invasão além da camada muscular própria, porém sem ultrapassar a subserosa, e sem disseminação hematogênica e linfonodal. Realizou quimioterapia com o esquema FLOX (oxaliplatina, leucovorina e fluorouracil) até setembro de 2013. O seguimento foi negativo até março de 2021, quando surgiu uma lesão hepática focal hipervascular suspeita no segmento VI. Os valores séricos do antígeno carcinoembriogênico eram normais mesmo antes da colectomia. A paciente foi submetida a segmentectomia, e o histopatológico evidenciou alguns achados típicos compatíveis com o diagnóstico de HNF.

Discussão

A HNF é uma lesão que surge em um fígado normal ou quase normal. Lesões histológicas e radiologicamente idênticas em um fígado anormal são chamadas de lesões HNF like. Embora seja mais comum em mulheres jovens, lesões HNF like são observadas em inúmeras populações com anormalidades hepáticas que compartilham uma causa subjacente de distúrbio vascular hepático.
As características da HNF na TC e na histologia são semelhantes: Massa solitária, bem circunscrita, não encapsulada e lobulada que geralmente medem menos de 5 cm. Histologicamente, uma cicatriz central composta por elementos fibrosos e mixomatosos está presente em quase todos os casos de HNF, mas é visível em apenas cerca de 60% das lesões com TC.
Elas surgem de 10 até 120 meses após tratamento e podem ser únicas ou múltiplas, tornando-se assim um importante diagnóstico diferencial em pacientes com cânceres propensos a metástases hepáticas. A familiaridade com as características de imagem da HNF e das lesões HNF like, além das várias condições predisponentes, podem permitir um diagnóstico confiável na imagem evitando os riscos de uma intervenção cirúrgica desnecessária.

Palavras Chave

Estadiamento de Neoplasias; Hiperplasia nodular focal; Neoplasias Colorretais; Oxaliplatina; Terapia Neoadjuvante

Área

Abdominal Gastrointestinal

Instituições

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) - Pernambuco - Brasil

Autores

Jamile Melo Casado Pereira, Sávio Emmanuel Santos Moura, Maria Fernanda Cavalcanti Farinha Luna Coutinho, Letícia Nunes Rocha, Adriana Gomes Ferreira, Ítalo Ribeiro Cruz