Dados do Trabalho


Título

Aneurisma de aorta abdominal determinando efeito Nutcracker. Um relato atípico da síndrome “quebra-nozes”.

Introdução

A síndrome nutcracker ou “quebra-nozes” é uma condição rara na qual há uma compressão da veia renal esquerda entre a aorta abdominal e a artéria mesentérica superior, com consequente diminuição do retorno venoso renal. Isso culmina em hipertensão da veia renal esquerda e seus ramos, podendo apresentar sintomas de dor abdominal, hematúria macroscópica, varicocele esquerda e congestão pélvica. Dentre as causas menos comuns para o fenômeno, pode-se citar o aneurisma de aorta abdominal. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar o relato de uma paciente que possui aneurisma do segmento abdominal da artéria aorta, determinando diretamente a compressão da veia renal esquerda levando a um efeito nutcracker.

Descrição

Paciente em acompanhamento ambulatorial junto a cirurgia vascular em decorrência de aneurisma de aorta abdominal com extensão para a artéria ilíaca esquerda. Em consulta de rotina relatou episódios ocasionais de hematúria e dor lombar. Foi realizada angiotomografia de aorta total que evidenciou aorta toraco-abdominal pérvia, de trajeto preservado, apresentando “flap” de dissecção intimal, que se inicia no segmento ascendente, ao nível da raiz, e estende-se pelo arco aórtico, aorta torácica descendente, aorta abdominal e toda a extensão da artéria ilíaca comum esquerda até a sua bifurcação.  Ao nível da transposição da veia renal esquerda entre a aorta abdominal aneurismática e a artéria mesentérica superior, observa-se compressão venosa, sugerindo-se efeito nutcracker pela diminuição do ângulo aortomesentérico.

Discussão

A síndrome do quebra-nozes, ou efeito nutcracker, é definida por um grupo de manifestações clínicas decorrentes da compressão da veia renal esquerda. É discretamente mais prevalente em mulheres e possivelmente relacionada a condições que diminuam a angulação entre as artérias aorta e mesentérica superior, como nefroptose e menor quantidade de gordura retroperitoneal. Sua sintomatologia é inespecífica, caracterizada por macro ou micro-hematúria, proteinúria ortostática e dor no flanco, relacionada à positividade de sinal de Giordano ao exame físico. O diagnóstico na maioria das vezes é tardio, sendo realizado após a exclusão de causas mais comuns, por conta da escassez de critérios clínicos específicos ao fenômeno. Para tanto, a confirmação diagnóstica é realizada através de exames de imagem, preferencialmente tomografia computadorizada com contraste e ultrassonografia Doppler.

Palavras Chave

aneurisma; hematúria; dor lombar hematúria; síndrome Nutcracker; compressão vascular

Área

Abdominal Gastrointestinal

Instituições

Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago - Santa Catarina - Brasil

Autores

André Luiz Alvez, Ruan Matheus Nascimento Toledano, Jéssica Andrade, Simone Vicente Dias, Jofre Lucas de Oliveira Ramalho, Mateus Henrique Ribeiro de Almeida, Sara Mayumi Toda, Letícia Daiane Bencke da Silva, Ana Carolina de Freitas Zannete