Dados do Trabalho


Título

Relato de caso com descrição da `Técnica do Iceberg` em paciente com nódulo mergulhante tireoidiano.

Introdução

A ablação térmica por radiofrequência (RFA) surge como uma valiosa opção de tratamento em nódulos mergulhantes, permitindo tratamento minimamente invasivo e preservando a função tireoidiana em pacientes selecionados.
A técnica do Iceberg é uma opção eficaz e segura para o tratamento por radiofrequência de bócios de mergulho, principalmente aqueles inicialmente inelegíveis devido ao volumoso componente mediastinal ou a situação clínica.

Descrição

Feminino, 45 anos, deu entrada com nodulação cervical há 2 dias,
A técnica do iceberg consiste em um tratamento em duas etapas sub sedação. A hidrodissecção pré-procedimento com injeção de solução de glicose a 5% com agulha de raquianestesia calibre 22G foi realizada em 100% dos tratamentos, a fim de proporcionar mínima exposição ao calor na zona de perigo.
Na primeira etapa, é realizada a ablação da porção cervical por meio de acesso transístmico pela técnica de movimento de tiro e após três a seis meses realiza-se uma segunda abordagem pois há considerada redução volumétrica da porção tratada, pois essa redução está intimamente associada à migração do mediastino para a região cervical, possibilitando futuras abordagens.
Foi realizado controle com US em 1, 3, 6 e 12 meses após os procedimentos. Não foi observadas complicações.

Discussão

Nossos resultados também mostraram redução significativa do volume dos nódulos até o terceiro mês. Isso é especialmente importante para o aconselhamento dos pacientes e no planejamento da segunda etapa de ablação envolvida na técnica do iceberg,
Por fim, essa nova técnica inovadora deve ser lembrada como uma alternativa valiosa para pacientes com nódulos tireoidianos com grande componente mediastinal.

Palavras Chave

Tireoide, Radiofrequência, Bócio mergulhante, Ablação, Nódulo

Área

Radiologia Intervencionista - SOBRICE

Autores

Francisco Bermal Caparroz Neto, Rodrigo Gobbo, Marcelo Arcuri, Marcos Queiroz, Felipe Nasser, Antonio Rahal, Gabriela Merigue, Maria Luiza Lacerda Ribeiro