Dados do Trabalho


Título

Sinais Clássicos em Radiologia Abdominal - Uma Revisão Pictórica

Introdução

Ao longo dos anos, os radiologistas estabeleceram muitos sinais de imagem que representam manifestações visuais de inúmeros processos patológicos. Na imagem abdominal, há uma grande variedade de sinais radiológicos clássicos. O presente trabalho tem por objetivos revisar alguns dos sinais radiológicos clássicos em radiologia abdominal; discutir brevemente as doenças relacionadas a cada sinal e ilustrar esses sinais usando uma abordagem de multimodalidade, desenhos esquemáticos e imagens.

Descrição

O uso de objetos familiares para descrever os achados visuais permite que os radiologistas cheguem a um diagnóstico correto e transmitam efetivamente esses achados diagnósticos aos médicos. Alguns dos sinais incluídos nesta revisão são: sinal do bico de pássaro, sinal do saca-rolhas, lesões em olho de boi, estômago em garrafa de couro, sinal da dupla bolha, sinal do colar de pérolas, empilhamento de moedas, sinal da corda, sinal do anel, sinal de grão de café, sinal do sanduíche, sinal de Mercedes-Benz, sinal do ponto central, sinal do duplo ducto, sinal de Rigler, sinal da maçã mordida, sinal do anel de gordura, sinal do cano de chumbo, sinal do pseudo-rim, sinal da impressão digital, sinal do redemoinho e sinal da parede-eco-sombra (WES – wall-echo-shadow). A revisão dos sinais clássicos em imagens abdominais é de suma importância, uma vez que muitas pistas podem ser obtidas através da identificação de padrões facilmente reconhecíveis, agilizando o processo de aquisição de diagnósticos precisos.

Palavras Chave

Sinais - Radiologia abdominal – Gastrointestinal - Ultrassonografia – Tomografia computadorizada.

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

Patrícia Menandro, Adonis Manzella, Italo Cruz, Mirella Gadelha, Ayrton Alcoforado, Isabela Oliveira, Natalia Seabra, Maria Eduarda Medeiros, João Emanuel Nascimento