Dados do Trabalho


Título

Descomplicando as doenças da medula espinhal-um guía prático para o radiologista musculoesquelético

Introdução

Mielopatia é um termo amplo que se refere ao envolvimento da medula espinhal de múltiplas etiologias. As doenças da medula espinhal muitas vezes têm consequências graves, que vão desde tetraplegia e paraplegia a déficits sensoriais graves. Muitas dessas doenças são potencialmente reversíveis se forem reconhecidas a tempo. Para excluir lesões tratáveis cirurgicamente, a ressonância magnética é essencial, contribuindo para um diagnóstico precoce e preciso.

Descrição

Os objetivos desta exposição incluem revisar a anatomia da medula espinhal, restringir o diagnóstico diferencial das doenças de acordo com a localização, abrangendo lesões inflamatórias, infecciosas, desmielinizantes, metabólicas, neoplásicas e vasculares.

Discussão

Dessa forma, esse estudo visa substanciar um guia prático para que o radiologista possa estreitar o diagnóstico diferencial dos achados de ressonância magnética conforme a topografia das lesões, além de relacionar os achados de imagem aos dados clínicos e laboratoriais relevantes do paciente.

Palavras Chave

Mielopatia; Ressonância Magnética; Esclerose Múltipla; Fistula Arteriovenosa Dural; Ependimoma.

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Autores

Alexandre Lana Gonçalves, Fabio Brandão Yoshimura, Adham Amaral Castro, VIVIANE SAYURI YAMACHIRA; SAYURI YAMACHIRA, Erina Megumi Nagaya Fukamizu, Eduardo Baptista, Paulo Eduardo Daruge Grando, Atul Kumar Taneja, Durval Do Carmo Barros Santos