Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA RADIOLÓGICO-PATOLÓGICA NAS BIÓPSIAS PERCUTÂNEAS DA MAMA

Introdução

Os casos relatados e as publicações levantadas trazem à luz a discussão sobre a avaliação da concordância radiológico-patológica nas biópsias percutâneas da mama. Há quase três décadas as biópsias percutâneas da mama substituíram as biópsias cirúrgicas porque mostraram-se equivalentes em acurácia. Entretanto, sabemos que 0,1 a 2,5% das core biopsies podem oferecer resultados falso negativos. Muitas vezes esses falso negativos só tornam conhecidos porque a lesão cresce, os sintomas ,como descarga papilar, persistem ou é realizada cirurgia no local. As causas mais frequentes de falso negativos são erro de alvo e erro de amostragem. A literatura demonstra que a confrontação imediata do resultado da biópsia com o aspecto da imagem pode filtrar ainda mais esses casos. As últimas edições do BI-RADS subdividiram a categoria 4, estratificando os valores preditivos positivos (VPP) de cada uma. Lesões classificadas como categoria BI-RADS A tem valor preditivo positivo entre 2 e 10% e por isso aceitam um resultado de biópsia benigno. As categorias 4C e 5 já têm VPP mais elevado e em lesões incluídas nestas categorias não são aceitos resultados benignos de biópsia percutânea . A biópsia benigna em lesões categoria 4B podem ser consideradas concordantes mas só após extensiva reavaliação do caso. É também relevante estabelecer a conduta em biópsias consideradas benignas e concordantes, qual seja, fazer controle de curto prazo ou manter o rastreamento habitual. As pacientes com malignidade concordante são encaminhadas para tratamento.

Descrição

As informações foram obtidas através de consulta ao arquivo de imagens e prontuários da Instituição, reuniões multidisciplinares e acesso aos resultados anatomopatológicos. Todas as informações sensíveis obedeceram às orientações da LGPD.

Palavras Chave

core, concordância, estereotaxia, benigno, anatomopatológico

Área

Mama

Autores

Adriene Moraes Campos, Ana Paula Santiago Gandra, Anna Luiza Lino Campos, Izabela Machado Flores Pereira, Lucas Lima de Almeida Batista, Patrícia Cristina Silva Lima Fernandes, Paula Figueiredo Rocha, Thais Abreu de Castro, Bárbara Helen Mendes de Carvalho Graciano