Dados do Trabalho


Título

Histoplasmose Pulmonar Mimetizando Diversas Doenças: Um Desafio no Diagnóstico por Imagem

Introdução

A histoplasmose pulmonar é uma doença fúngica causada pela infecção pelos esporos do Histoplasma Capsulatum, um agente etiológico encontrado no solo e que é endêmico no leste da América do Norte, América Central, América do Sul e no Sul da África.
Tem uma apresentação clínica variada, podendo apresentar-se de sintomas gripais, nas formas mais leves até síndrome respiratória aguda grave nas formas mais severas.
Uma vez inalados, os esporos germinam na temperatura do corpo humano, utilizando a maquinaria dos macrófagos para se proliferar resultando, inicialmente, em uma broncopneumonia que, após resposta da imunidade celular do hospedeiro, forma focos de reação granulomatosa. A maioria dos indivíduos imunocompetentes desenvolverá resposta satisfatória com desfecho de cura após 4 a 6 semanas. No entanto, em pacientes imunocomprometidos, os sintomas podem evoluir rapidamente para uma forma fatal da doença.

Descrição

Os padrões por imagem são os mais variados, podendo se apresentar como consolidação envolvendo um ou mais lobos pulmonares, nódulos solitários ou múltiplos, granuloma calcificado que podem continuar a crescer, constituindo histoplasmoma e broncolitíase como achados mais tardios, cavitação nas formas crônicas, linfadenopatia e mediastinite fibrosante.
Dessa forma, a histoplasmose pulmonar pode mimetizar uma série de doenças, desde pneumonias bacterianas, infecções por micobactérias até neoplasias pulmonares, sendo um importante diagnóstico diferencial a ser considerado.

Palavras Chave

histoplasmose pulmonar, histoplasmoma, histoplasmose

Área

Tórax

Autores

SANDRO FERNANDES COLLI DA SILVA, ALYSSON RONCALLY SILVA CARVALHO, GRAZIELA TÁRSIS ARAUJO CARVALHO, FERNANDA MARCELLO SIMÕES, JULIANA BASTOS WERGLES, GEORGIA HAMAD FARIAS DE ARAUJO, BEATRIZ CHRISTINE BOUERI ROSSI, ALESSANDRO SEVERO ALVES DE MELO SEVERO, BERNARDO TESSAROLLO