Dados do Trabalho


Título

Aneurisma do ventrículo esquerdo - Um caso raro de aneurisma de parede lateral

Introdução

O aneurisma do ventrículo esquerdo é uma das possíveis complicações de infarto agudo do miocárdio. É formado por uma parede fina, bem delimitada, desprovida de músculo ou com miocárdio necrosado, que ocorre após a cicatrização de um infarto transmural do miocárdio, e a grande maioria ocorre nas paredes anterior ou apical. Eles predispõem os pacientes a insuficiência cardíaca, angina, arritmias, embolias sistêmicas e ruptura vascular.

Descrição

Apresentamos caso de paciente do sexo feminino, com 87 anos. Dá entrada ao pronto-atendimento com tosse e astenia com 4 dias de evolução. Apresenta história de infarto agudo do miocárdio, com procedimento de revascularização há 15 anos. Foi realizada tomografia de tórax, que demonstrou achado incidental de abaulamento da parede lateral do ventrículo esquerdo, preenchida por contraste endovenoso. Este achado é compatível com aneurisma de ventrículo esquerdo.

Discussão

O aneurisma do ventrículo esquerdo é uma das possíveis complicações de infarto agudo do miocárdio. Antigamente, estimava-se que ocorria em até 30 a 35% dos casos de infarto agudo do miocárdio. No entanto, atualmente a incidência é de 8 a 15%, provavelmente em virtude de avanços no tratamento desses pacientes. Além de secundário a infartos do miocardio, também podem ocorrer em pacientes com cardiomiopatia hipertrófica e Doença de Chagas, sendo bem menos comum de ocorrer por essas patologias.

Um aneurisma de ventrículo esquerdo é formado por uma parede fina, bem delimitada, desprovida de músculo ou com miocárdio necrosado, que ocorre após a cicatrização de um infarto transmural do miocárdio.

A grande maioria dos aneurismas de ventrículo esquerdo ocorrem nas paredes anterior ou apical. Entre 10 a 15% envolvem as paredes basal/inferior. O envolvimento da parede lateral, secundário à oclusão de artéria circunflexa, é bastante rara.

Os aneurismas de ventrículo esquerdo predispõem os pacientes a insuficiência cardíaca, angina, arritmias, embolias sistêmicas e ruptura vascular. Seu tratamento consiste no manejo dessas possíveis complicações.

Palavras Chave

Aneurisma; ventrículo esquerdo; IAM.

Área

Cardiovascular

Autores

Daniel Kracik da Silva, Fernanda Louise Sothe, Júlia Espíndola Guimarães, Thiago Fachini Nogueira, Mateus Ciola Becker, Rafael Schossig Negreiros, Leonardo Bandeira de Andrade