Dados do Trabalho


Título

DETECÇÃO PRECOCE E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE ERDHEIM-CHESTER: UM RELATO DE CASO

Introdução

A doença de Erdheim-Chester é uma histiciocitose de células não-Langerhans extremamente rara, caracterizada por aumento da produção e acúmulo tecidual de histiócitos ricos em lipídios em diferentes órgãos e sistemas.
A doença, por acometer diversos sistemas, possui sintomas variados de acordo com o local de acometimento, entre eles destacam-se: exolftalmia bilateral; febre; perda de peso e sudorese noturna; dor óssea; sintomas cerebelares e piramidais; xantelasma; diabetes Insipidus.

Descrição

Paciente masculino, 67 anos, com sintomas urinários e suspeita de linfoma por conta de massa expansiva nos rins, foi encaminhado para biópsia renal inicial- a qual não evidenciou neoplasia. Realizou Tomografia Computadorizada (TC) que identificou volumosa lesão expansiva perirrenal, no parênquima renal direito e no espaço perirrenal esquerdo, de etiologia desconhecida, sendo a doença de Erdheim-Chester o principal diagnóstico diferencial. O perfil imunohistoquímico, associado aos aspectos histopatológicos, demonstrou compatibilidade com tecido fibroadiposo retroperitoneal, em meio ao qual visualizavam-se histiócitos espumosos associados a histiocitose de células não-Langerhans, confirmando assim o diagnóstico de doença de Erdheim-Chester.

Discussão

O presente relato demonstrou os achados radiológicos e a associação com o estudo anatomopatológico para o diagnóstico da doença de Erdheim-Chester.
Além disso, diferenciar esses achados de outras patologias com sinais, sintomas e aspectos imaginológicos semelhantes- como nesse caso em que a suspeita inicial era de linfoma- é imprescindível para o diagnóstico correto e adequado manejo ao tratamento paciente.

Palavras Chave

Erdheim-Chester. Histiocitose, Células Não-Langerhans, Granulomatose, Granulomatose lipídica

Área

Abdominal Geniturinário

Autores

Isabela Semmelmann Maia, Mariana Tanus Stefani, Marilia Oberto Da Silva Gobbo, Carolina Knorst Kepler, Gabriele Carra Forte, Cristina Carra Forte, Ricardo Foscarini Silva, Fernando Ferreira Gazzoni, Rubens Gabriel Feijó Andrade