Dados do Trabalho


Título

Aspectos por imagem das lesões mamárias masculinas - série de casos e correlação anatomopatológica

Introdução

A mama masculina é composta essencialmente por gordura subcutânea e remanescente de tecido ductal subareolar, enquanto o desenvolvimento lobular (dependente de estrogênio e progesterona) não é observado. Como consequência das diferenças anatômicas entre os gêneros, alguns processos patológicos afetam mais comumente homens ou mulheres. Condições mamárias relacionadas à proliferação lobular, como fibroadenomas e carcinomas lobulares invasivos, são extremamente raras em homens. A mama masculina é suscetível a diversas patologias benignas e malignas relacionadas à proliferação ductal e estromal, tais como ginecomastia, neoplasias papilares e carcinoma ductal. Muitas dessas patologias apresentam achados mamográficos ou ecográficos característicos, que permitem a diferenciação entre benignidade e malignidade. A ginecomastia é a anormalidade mais comum na mama masculina e exibe aspectos de imagem típicos, que incluem os padrões nodulares, dendríticos e difusos. Massas palpáveis devem ser abordadas com cautela. Aproximadamente 1% dos carcinomas mamários ocorrem em homens e geralmente são lesões em estágio mais avançado, devido ao atraso no diagnóstico. O objetivo deste estudo é demonstrar, através de uma série de casos, a ampla variedade de condições que podem afetar a mama masculina, ajudando a estreitar o diagnóstico diferencial, auxiliando no manejo dos pacientes.

Descrição

Foram selecionadas imagens de mamografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas que ilustram uma variedade de patologias benignas e malignas (estas confirmadas por biópsia), que ocorreram em homens atendidos em um serviço de radiologia mamária, incluindo ginecomastia, lipoma, papiloma, metástase de melanoma e carcinoma. Os achados por imagem foram correlacionados com os resultados anatomopatológicos.

Discussão

A familiaridade com as características clínicas e morfológicas das lesões que acometem a mama masculina permite a interpretação adequada dos aspectos por imagem, evitando biópsias desnecessárias de lesões benignas e principalmente atrasos no diagnóstico das malignidades.

Palavras Chave

mama masculina, mamografia, ultrassonografia, ginecomastia, carcinoma.

Área

Mama

Autores

Adriene Moraes Campos, Anna Luíza Lino Campos, Bárbara Helen Mendes de Carvalho Graciano, Flávia Maria Wanderley Rodrigues, Patrícia Cristina Silva Lima Fernandes, Paula Figueiredo Rocha, Thais Abreu de Castro, Ana Paula Silva Santiago Gandra, Izabela Machado Flores Pereira