Dados do Trabalho


Título

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PROMOVIDA POR UMA LIGA RADIOLÓGICA PARA OS FISIOTERAPEUTAS, ENFERMEIROS E FONOAUDIÓLOGOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Introdução

A radiologia se relaciona com a fisioterapia, no que tange ao diagnóstico, prognóstico e tratamento, sobretudo nas temáticas respiratória e neurológica. Logo, deter tal conhecimento garante uma assistência mais eficaz aos pacientes. Nesse contexto, em conversa com os fisioterapeutas do hospital universitário, os participantes da liga radiológica confirmaram a demanda e o interesse por uma ação de capacitação na área de radiologia, pouco abordada em diversos cursos da área da saúde. Os enfermeiros e fonoaudiólogos também manifestaram interesse no projeto. O objetivo desta ação consistiu em capacitar os profissionais da área da saúde que atuam no hospital universitário para interpretar, de maneira autônoma, os exames de imagem dos seus pacientes, proporcionando um melhor planejamento terapêutico.

Casuística e Métodos

O projeto contou com 43 inscritos, sendo 33 fisioterapeutas, 9 enfermeiros e 1 fonoaudiólogo. Destes, 34 eram do sexo feminino e 9 do masculino, com uma média de idade de 32 anos. A capacitação ocorreu em 2 módulos, compostos por 9 aulas de radiologia torácica e 4 aulas de neurorradiologia. As aulas foram ministradas remotamente, devido à pandemia, durante 12 meses, de forma síncrona, via Google Meet, e assíncrona, gravada para os profissionais que não pudessem comparecer no horário pré-determinado. As aulas tinham cerca de uma hora e meia de duração e as avaliações para as aulas assíncronas, bem como os pós-testes para as aulas síncronas, eram feitos por meio de quizzes e formulários, totalizando mais de 100 exercícios realizados. Um grupo no aplicativo Whatsapp foi criado para auxiliar na organização e a certificação foi concedida para aqueles com mais de 75% de frequência.

Resultados

O progresso foi relatado e mensurado por meio das avaliações pós-aulas, corrigidas conjuntamente, contando também com o feedback positivo dos profissionais participantes. Houve troca de conhecimento teórico e de vivências entre discentes e profissionais, contribuindo para o desenvolvimento profissional de ambos. Ao fim, 17 participantes foram certificados, sendo todos fisioterapeutas.

Conclusões

Os 43 profissionais da saúde, 5 discentes que ministraram as aulas, o coordenador da liga e, indiretamente, os pacientes atendidos pelos profissionais capacitados foram beneficiados. Sendo assim, o objetivo foi alcançado, agregando conhecimento para todos os envolvidos e garantindo uma maior autonomia à prática clínica destes profissionais.

Palavras Chave

Cursos de Capacitação; Radiologia; Diagnóstico por Imagem Hospitais Universitários; Extensão Comunitária.

Área

Alunos de Medicina / Ligas radiológicas (trabalhos de extensão acadêmica)

Instituições

Universidade Federal do Vale do São Francisco - Pernambuco - Brasil

Autores

July Martins de Oliveira, Ian Mazzetti Rodrigues Valle, Marcos Vinícius Maceno Silva, Vitor Raniery Santos Rocha Gonçalves, Marcos Duarte Guimarães