Dados do Trabalho


Título

Hemorragia alveolar difusa relacionada a edema pulmonar por pressão negativa e uso de Sevoflurano – Relato de 2 casos em homens jovens

Introdução

A hemorragia alveolar difusa relacionada a edema pulmonar por pressão negativa e ao uso de sevoflurano é uma condição rara e ameaçadora à vida. A relevância do tema consiste no fato desta condição ser pouco conhecida entre clínicos e radiologistas e ter amplo espectro de apresentação, que pode variar desde tosse e hemoptise até dispneia e hipoxemia severa. No contexto cirúrgico, deve ser suspeitada em casos de dessaturação após extubação no pós-operatório imediato de cirurgias não pulmonares em pacientes previamente hígidos.

Descrição

Neste relato apresentamos dois casos de hemorragia pulmonar ocorridos no ano 2022 em pacientes jovens e previamente hígidos, após procedimentos cirúrgicos abdominais videolaparoscópicos, sob anestesia geral. Ressalta-se que ambos utilizaram o anestésico sevoflurano para manutenção do ato anestésico e apresentaram dessaturação imediatamente após a extubação, associado à hemoptise, com necessidade de admissão no centro de terapia intensiva. Nenhum precisou ser reintubado, no entanto, ambos necessitaram de oxigenioterapia de alto fluxo e ventilação com pressão positiva para melhora do quadro. Ambos os pacientes apresentaram desfecho favorável, com alta entre o 3º e o 5º dia de pós-operatório, assintomáticos e eupneicos em ar ambiente.

Discussão

Considerando o momento do aparecimento dos sintomas, o contexto pós-cirúrgico, o uso do anestésico sevoflurano e o aspecto tomográfico sugestivo de hemorragia pulmonar, foi sugerido pela equipe da radiologia este possível diagnóstico. É relatada na literatura a correlação direta entre o uso de sevoflurano e a ocorrência de hemorragia alveolar, embora seu mecanismo fisiopatológico não esteja bem estabelecido, podendo estar relacionado a toxicidade pulmonar por lesão endotelial e aumento da permeabilidade alveolar, aumentando a resposta inflamatória. Destaca-se o papel fundamental do radiologista na identificação do padrão de hemorragia alveolar através dos métodos de imagem (radiografia e especialmente tomografia computadorizada de tórax) e na sugestão deste diagnóstico a partir da história clínica, bem como na discussão dos possíveis diagnósticos diferenciais com a equipe assistencial, para que as medidas de suporte sejam prontamente implementadas.

Palavras Chave

hemorragia alveolar, edema pulmonar, pressão negativa, sevoflurano, homens jovens

Área

Tórax

Autores

Carolina Féo de Assis Mascarenhas, Allyne Carlos Duarte, Ester Moraes Labrunie, Guilherme Zorzanelli Scaramussa, Rafael Teixeira de Hollanda Lima , Elisa Filgueiras Hidalgo, Henrique Arume Guenka, Ilan Gottlieb, Paulo Biaso Villar Valle