Dados do Trabalho


Título

PSEUDOANERISMAS DE ARTÉRIA RENAL APÓS BIÓPSIA PERCUTANEA

Introdução

O uso de biópsias como ferramenta diagnóstica possibilitou o entendimento de várias doenças renais nos últimos anos – desde glomerulopatias a lesões focais - como tumores, nódulos e cistos. Sua utilização nas últimas décadas cresceu exponencialmente devido à possibilidade diagnóstica minimamente invasiva e com boa acurácia – evitando-se cirurgias e procedimentos ablativos desnecessários.
Os aneurismas e pseudoaneurismas são complicações raras das biópsias renais. Ocorrem devido a agressões ou insultos à parede vascular – neste caso, a punção por agulha grossa nas biópsias guiadas por ultrassom.

Descrição

Com o aumento exponencial das biópsias renais, tendo em vista sua vasta assertividade, houve aumento paralelo das complicações que incluem sangramentos diminutos do parênquima renal, dor local, instabilidade hemodinâmica, hemorragia retroperitoneal - sendo a mais comum delas as hemorragias.

Discussão

Paciente feminina, 37 anos, branca, hipertensa com suspeita de nefropatia crônica que cursava com hematúria de longa data, cistite de repetição, dor esporádica em flancos – com indicação da biópsia renal pelo nefrologista. Nos exames laboratoriais, apresentava história de perda da função renal (Cr 2.1 mg/dl), provas de função plaquetária dentro do esperado para a idade.
Foi submetida a biópsia percutânea guiada por ultrassom no rim direito, em decúbito lateral esquerdo. Passado uma hora após o procedimento, a paciente iniciou quadro de dor em flanco direito, parestesias em mãos e pés, dispneia súbita, opressão torácica, hipotensão. O exame de escolha imediata foi a tomografia computadorizada que evidenciou hematoma retroperitoneal de 600ml drenado no tempo de 1h.
O tratamento de escolha foi terapia endovascular através da embolização da artéria segmentar anterossuperior direita - inicialmente com molas de liberação não controlada seguida de cola tipo Cianoacrilato diluída com lipiodol (1:4).
Sendo assim, paciente evoluiu positivamente com regressão do hematoma vista na tomografia de controle 5 dias após o procedimento e resolução dos sintomas clínicos discutidos.

Palavras Chave

PSEUDOANEURISMAS, BIOPSIA RENAL, TRATAMENTO ENDOVASCULAR, RELATO DE CASO, RADIOLOGIA, INTERVENÇÃO

Área

Radiologia Intervencionista - SOBRICE

Instituições

hospital de caridade ijui - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LARISSA GONÇALVES VOSS, ANDRE FRIZON, MAURICIO MACAGNANN, FABIO GOULART DA SILVA, FERNANDO MESADRI CAMPOS