Dados do Trabalho


Título

Tumores não-uroteliais da bexiga: ensaio iconográfico

Introdução

O carcinoma urotelial é o câncer de bexiga mais frequente, representando cerca de 95% dos casos. Os tumores primários não uroteliais da bexiga (TNUB) são raros, representando cerca de 5% de todas as lesões da bexiga combinadas, e diferem marcadamente do carcinoma urotelial em termos de diagnóstico, manejo, tratamento e prognóstico. No entanto, os sintomas desses tumores mais raros geralmente se sobrepõem aos dos tumores uroteliais. Nesse contexto, a imagem desempenha um papel essencial na indicação da natureza não urotelial dessas lesões.

Descrição

Dentre essas lesões raras, o adenocarcinoma, o carcinoma de células escamosas e o carcinoma de pequenas células têm comportamento biológico mais agressivo e são frequentemente encontrados em estágios avançados ao diagnóstico. Apesar de melhor prognóstico, outras lesões ainda mais raras, como paraganglioma, linfoma e mixofibrossarcoma, também requerem diagnóstico precoce, impactando na evolução dos pacientes.

Este ensaio iconográfico tem como objetivo destacar os achados de imagem dos TNUB, em diferentes métodos.

Palavras Chave

1. Introdução; 2. Carcinoma de células escamosas; 3. Linfoma; 4. Sarcomas (mixofibrossarcoma); 5. Tumor de Pequenas Células/Neuroendócrino); 6. Adenocarcinoma; 7. Metástase; 8. Adenoma nefrogênico; 9. Paraganglioma.

Área

Abdominal Geniturinário

Autores

Cecília Vidal de Souza Torres, André de Freitas Secaf, David Freire Maia Vieira, Matheus de Moraes Palma, Alexandre Souto de Moraes Morgado, Gabriel de Lion Gouvea, Vitor Vita Ricci, Jorge Elias Junior, Valdair Francisco Muglia