Dados do Trabalho


Título

Um raro caso de miosite proliferativa: a importância do radiologista no diagnóstico precoce.

Introdução

A miosite proliferativa (MP) é uma miopatia inflamatória benigna e rara, caracterizada pela rápida proliferação intramuscular de fibroblastos e miofibroblastos. A idade média de apresentação é de 50 anos, com acometimento preferencial das extremidades superiores e região de cabeça e pescoço. Embora seja uma condição benigna, a importância dos exames de imagem no diagnóstico da MP deve-se a sua rápida velocidade de crescimento, o que pode levar à confusão clínica com outras neoplasias, como o sarcoma. A MP é tipicamente autolimitada, geralmente apresentando resolução completa em até um ano e a recorrência do quadro é extremamente rara.

Descrição

O caso apresentado é de uma mulher de 59 anos com queixa de tumoração em região cervical direita há três dias, sem história de trauma. Ao exame físico, havia uma lesão aderida ao músculo esternocleidomastoideo (ECM), móvel e levemente dolorosa à palpação, que media 4,5 cm, contudo sem limitação à movimentação. Os exames laboratoriais não revelaram alterações dos marcadores inflamatórios. Foi realizada ultrassonografia da região cervical, que mostrou um aumento volumétrico segmentar do ECM, o qual se apresentava hiperecogênico e com integridade dos fascículos musculares.
Foi realizada uma tomografia computadorizada com contraste, que mostrou um aumento volumétrico fusiforme do ECM, com intenso realce progressivo, predominantemente no centro da lesão. Não havia calcificação ou linfonodomegalias associadas.
A paciente também foi submetida a uma ressonância magnética, na qual a lesão apresentava isossinal em T1 e hipersinal em T2, demonstrando áreas focais internas bem delimitadas, com intenso realce pelo contraste e integridade das fibras musculares.
Os exames histopatológico e imuno-histoquímico confirmaram o diagnóstico de miosite proliferativa. A paciente apresentou completa resolução espontânea da lesão no período de um mês.

Discussão

A miosite proliferativa pode ser classificada como um subtipo de lesões proliferativas de partes moles pseudosarcomatosas e é caracterizada por uma rápida e extensa proliferação de fibroblastos e miofibroblastos dentro do músculo esquelético. Por não ser amplamente conhecida e devido ao seu padrão de crescimento rápido e infiltrativo, esta lesão é frequentemente mal diagnosticada, sendo radicalmente realizada sua excisão. Os achados de imagem aliados à história clínica do paciente, fornecem substratos para o radiologista sugerir precocemente esta patologia, evitando procedimentos cirúrgicos desnecessários.

Palavras Chave

miosite proliferativa; pseudosarcoma; miopatia inflamatória benigna; lesão proliferativa pseudosarcomatosa; lesão pseudotumoral

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Autores

Mariana Costa Leite, Thais Ramos da Costa, Marcela Abath Neves, Afranio Jorge de Albuquerque Magalhães, Francisco Aristofanes Coelho Sarmento Neto, João Eduardo Freire da Fonte, Henrique Queiroga Cartaxo