Dados do Trabalho


Título

ENSAIO ICONOGRÁFICO: PRINCIPAIS ACHADOS DE IMAGEM NA PROSTATITE GRANULOMATOSA

Introdução

A prostatite granulomatosa representa um grupo heterogêneo de condições inflamatórias benignas com diferentes etiologias, caracterizadas histologicamente pela presença de granulomas e focos de inflamação crônica com agregados de macrófagos e linfócitos.
É uma condição de difícil diagnósticos devido à sobreposição de achados clínicos, laboratoriais e radiológicos com o adenocarcinoma prostático. Recentemente o diagnóstico vem se tornando mais relevante com a maior utilização de ressonâncias magnéticas para avaliação prostática e da terapia intravesical com BCG para tratamento de neoplasia de bexiga.
Diante disso, este ensaio iconográfico tem como objeto ilustrar, por meio de uma séria de imagens, as principais características e achados de imagem da prostatite granulomatosa e de seus diagnósticos diferenciais.

Descrição

Essa condição é frequentemente um achado anatomopatológico incidental pós-biópsia, sendo muitos dos pacientes assintomáticos, porém alguns podem cursar com sintomas urinários (disúria, esforço miccional) ou até mesmo sintomas sistêmicos como febre. Ao exame de toque retal, podem apresentar aumento das dimensões prostáticas e nodulações endurecidas. Além disso, podem cursar com aumento do valor sérico do PSA, mimetizando achados sugestivos do adenocarcinoma.
Etiologicamente podem ser divididas em não específicas, específicas (secundárias), relacionadas a procedimentos cirúrgicos ou associadas a condições granulomatosas sistêmicas.
Em muitos casos, o diagnóstico final será determinado apenas após amostragem anatomopatológica, contudo, em determinados casos, diante de adequado contexto clínico e laboratorial e da presença de algumas achados radiológicos mais específicos, o reconhecimento desta condição pode evitar biópsias desnecessárias, contribuindo para redução da morbidade deste procedimento. Portanto, é importante que o radiologista conheça esta condição para que possa auxiliar nas condutas terapêuticas e no manejo destes casos.

Palavras Chave

prostatite granulomatosa; ressonância magnética; BCG intravesical; adenocarcinoma prostático, abscesso prostático.

Área

Abdominal Geniturinário

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Leonardo Kenji Nesi Mitsutake, Fernando Morbeck Almeida Coelho, Thais Caldara Mussi, Ronaldo Hueb Baroni