Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico diferencial de lesões cerebrais hemorrágicas: a importância da história clínica.

Introdução

Relatar-se-á caso de paciente com lesão hemorrágica encefálica e diagnóstico pregresso de tumor de células germinativas não seminomatoso do testículo. A imagem cerebral tinha aspecto hemorrágico e, frente a informação de quadro convulsivo na solicitação, o laudo de Ressonância Magnética (RM) foi emitido inicialmente sugerindo cavernoma.
Após revisão do caso clínico, em posse de maiores informações, a possibilidade de metástase hemorrágica foi aventada e confirmada em estudo anátomo-patológico.
Diante deste cenário, fica evidente a importância dos dados clínicos para emissão de um laudo mais acurado, em benefício do paciente.

Descrição

Trata-se de um paciente do sexo masculino, 32 anos, que procurou a emergência com quadro de crise epiléptica tônico-clônica generalizada. De antecedentes, havia diagnóstico de tumor embrionário de testículo, com metástase pulmonar e mediastinal.
Na Tomografia Computadorizada (TC) foram vistos pequenos focos hiperatenuantes contíguos, sugerindo hemorragia, em localização córtico-subcortical no giro frontal médio esquerdo.
O paciente foi internado e alguns dias depois foi realizada RM com contraste, notando-se lesão de sinal heterogêneo com predomínio de hipersinal nas sequências T1 e T2, halo de hipossinal periférico nas sequências de suscetibilidade magnética (chegando a ter artefato “blooming”), com discreto realce após a infusão do meio de contraste paramagnético.

Discussão

Os achados de imagem descritos em conjunto com a história fornecida de jovem do sexo masculino com crise convulsiva, levou a hipótese diagnóstica principal inicial de cavernoma. As malformações cavernomatosas usualmente permanecem assintomáticas durante a vida e são geralmente achados incidentais de imagem, embora possam se manifestar como cefaleia, déficit neurológico focal e crise convulsiva. Na RM exibe sinal variável em T1 e T2 a depender da idade dos produtos sanguíneos, além de normalmente não haver realce. Classicamente é visto o artefato blooming nas sequências de susceptibilidade magnética.
Após revisão do caso clínico, diante do cenário de tumor embrionário de testículo com metástases a distância, a hipótese de metástase hemorrágica foi aventada, a qual apresenta características de imagem semelhantes ao cavernoma. Posteriormente, houve confirmação histopatológica e imuno-histoquímica de metástase cerebral.

Palavras Chave

metástase cerebrais, neoplasias testiculares, história clínica, hemorragia cerebral, ressonância magnética.

Área

Neurorradiologia

Instituições

Real Hospital Português - Pernambuco - Brasil

Autores

Francisco Hélio Oliveira Júnior, Marcel Macedo Pinto, Fernanda Marcia dos Santos Lima Didjurgeit, Nathanny Thuanny de Oliveira Alves