Dados do Trabalho


Título

Cisto dermóide cervical: relato de caso

Introdução

Cistos dermóides são anomalias benignas raras do desenvolvimento cutâneo durante a formação do tubo neural. A maioria são congênitos e 70% são encontrados em crianças de 5 anos ou mais, não sendo comumente encontrados em adultos. São mais frequentes (84%) na cabeça e pescoço.
Essas lesões são circundadas por epitélio escamoso estratificado, com apêndices de pele e o lúmen é preenchido por folículos capilares, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. Devido à diversidade de possibilidades da apresentação dessas lesões e da raridade de sua apresentação, a hipótese de cisto dermóide geralmente vem associada à diagnósticos diferenciais, sendo as principais: abscesso ou celulite submandibular, higroma cístico, cisto branquial, cisto do ducto tireoglosso, lipoma, fibroma, hemangioma, linfangioma ou tumor maligno. Para auxílio nessa diferenciação e planejamento terapêutico, antes do resultado final, que só se confirma com histologia, entram os exames de imagem.

Descrição

O presente estudo traz o caso de um paciente do sexo masculino, de 26 anos que apresentou nódulo de crescimento progressivo, em cervical anterior com evolução de três meses, que foi investigado através da realização de ultrassonografia e tomografia computadorizada. Na US, fora observado cisto heterogêneo, superficialmente ecogênico, podendo estar associado a conteúdo gorduroso, e inferiormente apresentando aspecto cístico com reverberação posterior, sugerindo conteúdo protéico, comumente associado a cisto dermóide ou a cisto do ducto tireoglosso. Na TC foi visto uma formação expansiva ovalada de 53 cm³, de paredes finas, contornos regulares e atenuação heterogênea, sendo o componente mais superior com densidade de gordura sugestiva de cisto dermóide, o que posteriormente foi confirmado pela histologia.

Discussão

Apesar do diagnóstico correto de uma massa cervical se iniciar na anamnese e exame físico, os exames complementares (ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética), trazem informações preciosas que permitem a localização precisa da lesão em relação às estruturas adjacentes, auxiliando no planejamento cirúrgico. O reconhecimento radiológico dessa patologia rara e desafiadora e seus diagnósticos diferenciais vem como ferramenta para auxílio no tratamento adequado dos pacientes acometidos.

Palavras Chave

Cisto dermóide, massas cervicais, lesões cervicais paramedianas, tomografia computadorizada, ressonância magnética.

Área

Cabeça e Pescoço

Instituições

Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil

Autores

Marina Magalhães Bastos, Marina Pimentel Matos, Monique Georges Lambrakos, Nicole Georges Lambrakos, Thyago Oliveira Queiroz, Rudolf Moreira Pfeilsticker