Dados do Trabalho


Título

Displasia Septo-óptica: Relato de três casos e revisão sobre os principais aspectos de imagem

Introdução

A displasia septo-óptica (DSO) ou síndrome de De Morsier é uma doença congênita com incidência aproximada de 1 a cada 10.000 nascidos vivos, sem predileção por sexo. Inclui uma combinação variável de defeitos como: hipoplasia ou agenesia do septo pelúcido e ou corpo caloso, displasia ou agenesia dos nervos ópticos com ou sem disfunção hipotálamo-hipofisária. Muitas vezes os sinais radiográficos são discretos e o objetivo deste estudo é demonstrar os aspectos de imagem desta patologia em três casos diagnosticados em um hospital terciário.

Descrição

Relatamos três casos do espectro da SOD diagnosticados em um hospital terciário. O primeiro caso era uma paciente do sexo feminino de 42 anos que referia cegueira desde o nascimento à direita, baixa acuidade visual à esquerda e nistagmo desde a infância. Realizou ressonância magnética (RM) já na idade adulta que demonstrava hipoplasia dos nervos ópticos, agenesia do septo pelúcido, heterotopia e polimicrogiria.
O segundo caso era uma paciente feminino de 15 anos com amaurose congênita do olho direito, piora lenta e progressiva da acuidade visual do olho esquerdo, hemiparesia do membro inferior esquerdo e hipotireoidismo central. Nas imagens de RM apresentava atrofia dos discos ópticos, anormalidades hipotalâmico-hipofisárias e agenesia do septo pelúcido, além de esquizencefalia.
Por fim, relatamos uma paciente de 27 anos que queixava-se de cefaléia que ao exame de imagem apresentava agenesia do septo pelúcido com importante hidrocefalia e nervos ópticos afilados.

Discussão

Embora os sinais e sintomas da DSO sejam bastante variados, esta patologia é classicamente diagnosticada pela presença de dois ou mais componentes da tríade que inclui: hipoplasia do nervo óptico, defeitos da linha média, como agenesia ou hipoplasia de o septo pelúcido e/ou corpo caloso e anormalidades hipotálamo-hipofisários. A displasia septo óptica “plus” foi relatada posteriormente e corresponde à DSO associada à malformação cortical, em especial a esquizencefalia, com significativo atraso do desenvolvimento e déficit motor. Outras anomalias podem estar relacionadas a DSO como anomalias oculares como coloboma, anoftalmia e microftalmia, hipoplasia de trato bulbo-olfatório, rotação hipocampal incompleta, além de outras síndromes sobrepostas.

Palavras Chave

Displasia Septo-óptica, Síndrome de Morsier, Displasia Septo-óptica Plus e MRI.

Área

Neurorradiologia

Instituições

HOSPITAL HELIÓPOLIS - São Paulo - Brasil, UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

ALICE MARÍLIA SILVA ABREU MOTA, THAIS FELLINGER TRINDADE, VICTOR DYEGO MENA ROMEIRO NISHIMURA, ISABELLA CIANDRINI DIAS, VANESSA NATALI GRANDI, MARIO KAMIL ABZAID, EUGENIO CEZAR ROCHA SANTOS, TAISA MELO GUARILHA, DANILO MANUEL CERQUEIRA COSTA