Dados do Trabalho


Título

ENSINO DE RADIOLOGIA ATRAVÉS DE DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS – UMA ABORDAGEM LÚDICA E INTERATIVA

Introdução

O ensino da Radiologia através de um eixo transversal é de suma importância. No ciclo básico, existe um foco no ensino da anatomia radiológica e dos princípios biofísicos de cada método de imagem. No ciclo profissionalizante, pode-se trazer noções de interpretação dos métodos, correlacionando-os com casos clínicos, realizando propedêutica radiológica e reflexões sobre a real necessidade de indicação do exame. Assim, pretende-se descrever as atividades de discussão de casos clínicos no ciclo profissionalizante da graduação médica com abordagem lúdica e interativa entre estudantes e docente.

Descrição

A atividade inicia com liberação de questionários contendo casos clínicos radiológicos sobre temas pré-determinados (tórax, por exemplo). Os estudantes têm uma semana para responder aos questionários, podendo consultar fontes disponibilizadas pela docente ou biblioteca digital. As questões abrangem os principais exames de imagem, bem como as patologias mais prevalentes e suas alterações radiológicas. Assim, cada aluno reunia suas dúvidas e ia para o encontro semanal telepresencial, o qual iniciava com a docente abordando a sistematização de análise radiológica, seguida pela discussão do questionário, com alguns casos e explanações adicionais. Para tornar a atividade mais dinâmica, foi desenvolvida uma metodologia com incentivo dos próprios alunos baseada em um reality-show, denominada de “paredão da sabedoria”, onde o aluno descrevia os sinais radiológicos, interpretando as imagens das questões de acordo com o que tinha estudado previamente, podendo utilizar recursos como desenhar na tela para melhor identificação dos achados. Em seguida, este aluno indicava outro estudante e assim por diante. O discente que mais participasse na atividade seria o “anjo-autoimune” na semana seguinte.

Discussão

A metodologia interativa e lúdica de casos clínicos com a realização da propedêutica radiológica e correlação clínica mostrou-se como uma estratégia de estímulo à participação dos alunos na aula à distância, bem como na manutenção de sua atenção e aumento de segurança ao falar em público. A partir da necessidade do estudo prévio e uma possível indicação, o aluno se preparava e prestava atenção durante toda aula, participando quando indicado, ou mesmo espontaneamente para tirar as dúvidas. Assim, a discussão lúdica e interativa de casos clínicos radiológicos despertou o interesse e incentivou o aprendizado de radiologia no ensino remoto, promovendo a consolidação do conteúdo.

Palavras Chave

Ensino. Radiologia. Casos clínicos. Metodologia ativa. Recursos lúdicos.

Área

Educação em Radiologia

Instituições

Clínica Delfin Medicina Diagnóstica - Bahia - Brasil, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

Camila de Almeida Costa Alencar, Dante Claudino de Oliveira, Alice Guimarães Lima, Carolina Freitas Lins