Dados do Trabalho


Título

A quinta facomatose: relato de caso de um paciente com síndrome de Gorlin-Goltz

Introdução

A síndrome de Gorlin-Goltz (SGG), também referida como “quinta facomatose”, é uma doença genética autossômica dominante rara, caracterizada por uma série de anormalidades do desenvolvimento e predisposição a neoplasias. O diagnóstico é realizado a partir de critérios propostos por Kimonis (1997). Destacam-se entre os critérios maiores: carcinomas basocelulares manifestando abaixo dos 20 anos; queratocistos odontogênicos; depressões palmo-plantares; calcificações na foice cerebral; alterações das costelas; e calcificação do diafragma da sela. Entre os critérios menores, destacam-se: macrocefalia; fenda palatina; hipertelorismo; anomalias vertebrais; e meduloblastoma. O diagnóstico é realizado na presença de 2 critérios maiores ou 1 maior e 2 menores. O objetivo deste relato é destacar a relevância que a avaliação radiológica possui no diagnóstico desta síndrome.

Descrição

Paciente masculino, 22 anos, com queixa de odontalgia e cefaleia, sem lesões cutâneas, apresentava histórico de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e derivação ventricular por hidrocefalia. Na investigação dos sintomas, realizou raio X da face que evidenciou cisto odontogênico na mandíbula à esquerda; e tomografia de crânio, que demonstrou calcificações na foice cerebral e no diafragma da sela, bem como outro cisto odontogênico na maxila à direita. Tais achados levaram à suspeita de SGG, prosseguindo a investigação com radiografias de coluna, que demonstrou fusão dos corpos vertebrais de C6 e C7; e de tórax, que evidenciou bifidez do terceiro arco costal esquerdo. Dessa forma, o paciente em questão possuía quatro critérios maiores e um menor, corroborando o diagnóstico da síndrome.

Discussão

A SGG é em geral caracterizada pelo surgimento de diversos carcinomas basocelulares (CBCs) em pacientes jovens, muitas vezes durante a infância. A prevalência pode chegar a 1:164000, sem predileção por sexo, com maior frequência em indivíduos de pele branca. Em geral, a investigação se inicia a partir das lesões de pele, porém, no caso em questão, a análise radiológica foi essencial para o prosseguimento da avaliação, de forma que o paciente preenche diversos critérios maiores, porém ainda sem CBCs. A suspeita diagnóstica possibilita uma avaliação dermatológica criteriosa do paciente, permitindo tratamento precoce das lesões, estando contraindicada radioterapia, pelo risco de estimular novas neoplasias; bem como o aconselhamento genético e orientações no sentido de evitar exposição solar.

Palavras Chave

Gorlin-Goltz; facomatose; carcinoma; basocelular; odontogênico.

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Autores

Thiago Mendonça Soares, Murilo Eugenio Oliveira, Maria Luisa Alves Montes, Amanda Tormin Crosara Borges de Souza, Lhuanna Mária Barbosa Teixeira, Priscilla de Paula Gusmão, Isadora Vieira Aurione, Severino Rezende Oliveira Junior, Rejaine Ribeiro Vilela