Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA NA AVALIAÇÃO DE REGANHO DE PESO TARDIO EM PACIENTE PÓS GASTROPLASTIA POR BYPASS GÁSTRICO COM ANEL DE CONTENÇÃO - RELATO DE CASO

Introdução

A obesidade vem aumentando acentuadamente nos últimos anos. Nesse cenário, a cirurgia bariátrica é aceita como tratamento de longa duração para a obesidade mórbida, e vem sendo realizada em números cada vez maiores. Dentre as técnicas cirúrgicas, o Bypass gástrico com colocação de anel de contenção é uma alternativa bastante utilizada. Porém, alguns pacientes submetidos à este procedimento sofrem reganho de peso após alguns anos. O objetivo deste trabalho é relatar dois casos de reganho de peso tardio após realização de cirurgia de Bypass gástrico com colocação de anel de contenção, devido à abertura do anel. Esse evento foi identificado por uma tomografia computadorizada de abdome com uso de contraste oral e endovenoso, demonstrando a importância desse método de imagem para o diagnóstico precoce dessa complicação. Ao radiologista faz-se necessário conhecer as técnicas cirúrgicas, os achados normais pós-operatórios, as complicações e a neo anatomia associadas aos procedimentos bariátricos, para uma interpretação radiológica precisa.

Descrição

Duas pacientes do sexo feminino, ambas com 50 anos e com história de cirurgia bariátrica por técnica de Bypass gástrico com colocação de anel de conteção, apresentaram queixas de reganho de peso tardio. Frente a esse quadro, prosseguiu-se investigação com TC de Abdome total com contraste via oral e endovenosa, que evidenciou manipulação cirúrgica gástrica prévia com presença de anel de contenção e sinais de abertura do mesmo.

Discussão

O Bypass gástrico com colocação de anel de contenção já foi muito utilizado no passado, podendo ser um dos responsáveis pelo reganho de peso tardio. Esta técnica consiste na redução da capacidade gástrica na qual o esvaziamento é limitado por um anel de silicone, reduzindo o diâmetro da luz gástrica. Paralelamente, nota-se uma neo anatomia gastrointestinal, onde na TC de abdome devem ser identificados o local da anastomose gastrojejunal, a bolsa gástrica preservada e a porção do estômago excluído no abdome superior esquerdo. Na TC de abdome pós-operatória precoce, a presença de contraste oral extraluminal é uma evidência de extravasamento que deve ser diagnosticada precocemente devido à alta mortalidade. Além disso, a TC pode ser usada para detectar outras complicações potenciais, como hérnia interna e obstruções do intestino delgado.

Palavras Chave

Bypass gástrico; Anel de contenção; Reganho de peso; Tomografia computadorizada.

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

ISABELLA DANTAS SACCHI, VICTORIA RIBAS, FERNANDA BRITTO PEREIRA LUCAS, ISADORA FERREIRA SANTOS, MAYCON MORAIS SILVA, YAN FURQUIM DEPIERI