Dados do Trabalho


Título

Neurotuberculose infantil em paciente com doença disseminada: um relato de caso.

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa com diversos agentes etiológicos que formam o complexo Mycobacterium tuberculosis. Primariamente atinge os pulmões, porém sua manifestação extrapulmonar não é incomum.
A disseminação para o sistema nervoso central (SNC) ocorre principalmente por via hematológica, a partir de um foco pulmonar. Apesar da neurotuberculose representar 5 a 10% dos casos de TB, é a que apresenta maior morbimortalidade.
Em relação ao diagnóstico de TB infantil, os métodos apresentam baixa sensibilidade e especificidade. Assim, o tratamento baseia-se no quadro clínico e radiológico, na positividade do teste tuberculínico e no histórico de contato com adulto com TB.
O acometimento da neurotuberculose pode ser meníngeo ou parenquimatoso, apresentando-se com vários padrões nos exames de imagem, sobretudo na ressonância magnética (RM).

Descrição

O relato trata de um caso de um paciente do sexo masculino, com 3 anos e 5 meses, em situação de vulnerabilidade social, com histórico de crises convulsivas associadas à febre diária, há pelo menos 07 dias. À admissão no hospital, paciente apresentava-se febril e taquicárdico, sem outros sinais e sintomas.
Foi realizada tomografia computadorizada (TC) de crânio com contraste, evidenciado múltiplas pequenas lesões nodulares intra-axiais bilaterais, supra e infratentoriais, em sua maioria exibindo realce anelar pelo meio de contraste e edema vasogênico adjacente, levantando a possibilidade principal de neuroinfecção.
Realizada TC de tórax com contraste que evidenciou opacidades nodulares centrolobulares com padrão de árvore em brotamento no lobo inferior direito, além de linfonodomegalias mediastinais, peri-hilares e axilares. A TC de abdome com contraste demonstrou hepatomegalia e linfonodo retroperitoneal proeminente.
A RM de encéfalo apresentava múltiplos focos de hipersinal T2/FLAIR com realce pelo meio de contraste e edema vasogênico adjacente, sem restrição à Difusão, envolvendo as transição córtico-subcortical supra e infratentoriais.
As sorologias foram negativas e a análise do líquor foi inconclusiva. O PPD do paciente foi de 10 mm e a dosagem do teste de liberação do interferon-gama (IGRA) reagente. O PPD materno foi de 30 mm.

Discussão

Baseado nestes achados, foi estabelecido o diagnóstico de tuberculose disseminada com acometimento do SNC e iniciado o tratamento com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e corticoide. O paciente evoluiu bem durante a internação e recebeu alta para seguimento ambulatorial.

Palavras Chave

tuberculose; neuroinfecção; neurotuberculose; convulsão; extrapulmonar.

Área

Neurorradiologia

Autores

Francisco Filho Morais Moura, Giovanna Maria Ribeiro Silva, Iayma Silva Andrade, Cecília de Santana Mota, Anielle Memória da Silva França, Luiz Fernando Arruda Mallet, Eduardo Lúcio Franco, Ana Camila Caetano Fonseca, Rita de Cássia Caldas Pessoa