Dados do Trabalho


Título

DIVERTICULITE JEJUNAL COMPLICADA - RELATO DE CASO

Introdução

Os divertículos do intestino delgado são pouco frequentes e acometem principalmente os idosos. Geralmente são assintomáticos, porém podem cursar com sinais e sintomas inespecíficos quando evoluem para diverticulite, determinando dor abdominal.
A tomografia computadorizada é um importante método de imagem utilizado na propedêutica diagnóstica, a fim de detectar a patologia bem como as possíveis complicações associadas. O objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico de diverticulite jejunal complicada bloqueada identificada por tomografia de abdome total, enfatizando que embora pouco incidente, representa um importante diagnóstico diferencial em pacientes idosos com abdome agudo.

Descrição

Paciente do sexo masculino, 82 anos, com história de dor abdominal há 5 dias, atendido no pronto atendimento com dor abdominal em fossa ilíaca esquerda, foi encaminhado para realização da tomografia do abdome. No estudo do exame tomográfico sem a injeção endovenosa do meio de contraste, foram evidenciadas alças delgadas justapostas na topografia da fossa ilíaca esquerda, espessadas, associadas a obliteração dos planos gordurosos regionais, com conteúdo heterogêneo e bolhas aéreas de permeio. Com esses achados levantou-se a suspeita de abdome agudo perfurativo bloqueado.

Discussão

A diverticulite do intestino delgado é incomum comparada a diverticulite colônica e geralmente se apresenta acima de 40 anos. O divertículo do intestino delgado ocorre mais frequentemente no duodeno do que no jejuno ou íleo e é principalmente um achado incidental em exames de imagem. Relatamos o caso de um homem de 82 anos com raros divertículos no intestino jejuno, associados a densificação dos planos adiposos adjacentes e focos gasosos de permeio, sugestivo de diverticulite aguda complicada bloqueada.

Os radiologistas desempenham um papel central no diagnóstico da diverticulite do intestino delgado, reconhecendo anormalidades distintas na TC. Os achados tomográficos para divertículos do intestino delgado são semelhantes aos divertículos colônicos, o que pode ser um desafio para os radiologistas na avaliação das formas graves com infiltração local marcada por fluido e gás, dificultando a identificação da origem do divertículo inflamatório. Nesta situação, o predomínio das alterações peritoneais na borda mesentérica do intestino delgado e a visualização de outros divertículos jejunoileais sugerem o diagnóstico. Os achados de imagem do caso relatado são compatíveis com os já descritos na literatura.

Palavras Chave

Abdome agudo; Diverticulite; Intestino delgado; Perfurada; Idosos

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

ISABELLA DANTAS SACCHI, VICTORIA RIBAS, FERNANDA BRITTO PEREIRA LUCAS, ISADORA FERREIRA SANTOS, YAN FURQUIM DEPIERI, MAYCON MORAIS SILVA