Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DE ANGIOTOMOGRAFIAS DIAGNÓSTICAS PARA SÍNDROME AÓRTICA AGUDA EM EXAMES DE ANGIOTOMOGRAFIA SOLICITADOS EM UM SERVIÇO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL: REVISÃO RETROSPECTIVA DE CEM CASOS

Introdução

A síndrome aórtica aguda (SAA) é um termo que se refere a três patologias da aorta torácica relacionadas em sua origem, quais sejam: dissecção aórtica aguda (DA), hematoma intramural (HIM) e a úlcera aórtica (UA). Essas três condições apresentam-se de maneira muito semelhante e indistinguível clinicamente e são diagnosticadas pela alta suspeição clínica associada à angiotomografia da aorta torácica.

Casuística e Métodos

Este trabalho visou analisar a prevalência de angiotomografias de aorta torácica diagnósticas para SAA em um serviço de cardiologia do Rio Grande do Sul, bem como, o espectro de prevalência das três patologias que a compõem. Estudo transversal, retrospectivo, com 100 pacientes selecionados conforme especificações da solicitação de exame.

Resultados

A média de idade da amostra foi de 62,5 anos (DP: 14,3 anos). Em relação ao gênero, 49 das requisições eram de pacientes femininos (51%). Ao todo, 24% da amostra foi diagnóstica para síndrome aórtica aguda. Dos exames diagnósticos, 18 foram devido à dissecção aórtica aguda (75% das angiotomografias diagnósticas), seguidos do hematoma intramural, que apresentou um total de 03 exames diagnósticos (12,5 % das angiotomografias diagnósticas) e da úlcera aórtica com 01 exame diagnóstico (4,2 % das angiotomografias diagnósticas). O presente estudo não observou relação estatisticamente significativa entre as angiotomografias de tórax diagnósticas para SAA e o gênero ou a idade dos pacientes (p < 0,05).

Conclusões

A média de idade dos pacientes com SAA bem como a distribuição proporcional, em ordem decrescente, entre DA, HIM e UA corroboram os dados da literatura. Observou-se divergência relativa à distribuição referente ao gênero, sendo, no presente estudo, a maior prevalência observada no sexo feminino.

Palavras Chave

angiotomografia; síndrome aórtica aguda; dissecção aórtica; cardiovascular; emergência.

Área

Cardiovascular

Instituições

Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Jéssica Martins Ulrich, Natália do Carmo Zanella, Bruna Arriaga da Costa Schmidt, Luciana Eltz Soares, Fernando Moraes Weiler, Maria Elisa Peinado Miller, Larissa Reginato Junges, Carlos Jader Feldman, Fábio Bonalume