Dados do Trabalho


Título

Cisticercose Intramuscular Disseminada Diagnosticada Incidentalmente em Paciente com Vasculopatia: Um Relato de Caso

Introdução

A infecção pela cisticercose em humanos ocorre pela ingesta de ovos da tênia (Taenia solium) que, quando passam pelo trato gastrointestinal eclodem larvas, as quais adentram a mucosa intestinal, caindo na corrente sanguínea e chegando a tecidos de alto metabolismo, como sistema nervoso central, tecido muscular estriado e olhos.
A apresentação muscular isolada é rara, além de geralmente ser assintomática. Quando presentes, os sintomas costumam ser dor, fadiga e cãibra. O diagnóstico imaginológico costuma ser feito por meio de Radiografia simples, Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética. O tratamento consiste no uso de antiparasitários e, em alguns casos, associação de corticoterapia ou cirurgia para remoção dos cistos.
Dessa forma, descreve-se um caso clínico imaginológico de Cisticercose Intramuscular Disseminada diagnosticada incidentalmente em paciente sob investigação de quadro de abdome agudo e histórico de vasculopatia.

Descrição

Paciente Feminina, 77 anos, internada por abdome agudo perfurativo, confirmado por TC de abdome total com evidências de líquido livre na cavidade abdominal e focos de pneumoperitônio, além de achados incidentais de calcificações riziformes intramusculares e disseminadas, o que confirma infecção por cisticercose. Paciente instável, evoluiu com cianose de extremidades e equimose em flancos, realizado IOT + VM e Raio X de tórax para confirmar posicionamento do tubo. Apesar de hidratação, antibioticoterapia e medidas de suporte realizadas, paciente evolui mal, com óbito no mesmo dia da internação.

Discussão

O relato demonstra um caso de Cisticercose intramuscular difusa de achado incidental, uma vez que a forma em planos musculares determina escassa sintomatologia. Destaca-se neste caso a quantidade exuberante de cisticercos calcificados com formato típico riziforme.

Palavras Chave

Cisticercose; Calcificações; Intramusculares

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Autores

Fabrício Perin Costa, Frederico Da Silva Vieira, Augusto Vasconcellos Vieira