Dados do Trabalho


Título

Pneumotorax incidental como complicacao de metástases pulmonares escavadas

Introdução

O diagnóstico diferencial de nódulos escavados múltiplos inclui doenças neoplásicas e infecciosas além de outras etiologias menos frequentes (sarcoidose nodular, nódulos reumatoides, granulomatose de Wegener entre outras). As causas mais comuns são as metástases escavadas e a embolia séptica. A frequência de escavação metastática é muito menor do que a observada nos tumores primários.

Os carcinomas de células escamosas são a causa mais comum sendo as neoplasias de cabeça, pescoço, aparelho reprodutor e intestino grosso os sítios primários frequentes correspondendo em média a 70% dessas. Nas metástases, as escavações se originam tanto de necrose tumoral como da formação de mecanismo valvular devido à infiltração neoplásica para o interior de vias aéreas distais. As paredes das escavações mais frequentemente são espessas e irregulares, mas podem também ser finas, semelhantes a cistos aéreos.

Descrição

Homem de 54 anos, portador de sarcoma pleomórfico de partes moles na região glútea direita e metástase óssea, foi encaminhado ao nosso serviço, sem queixas pulmonares, para estadiamento neoplásico. Foi realizada TC do tórax que demonstrou surgimento de múltiplos nódulos com densidade de partes moles e alguns com escavação formando cistos de paredes finas com distribuição randômica. Havia ainda pneumotórax à direita associado a lesões escavadas justapleurais, sendo diagnosticado com metástases pulmonares escavadas complicadas com rompimento para a pleura. Os exames laboratoriais foram negativos para causa infecciosa.

Discussão

As metástases hematogênicas comumente formam múltiplos nódulos arredondados, de tamanhos variados, que predominam nas porções inferiores dos pulmões, poupando os ápices. Eventualmente, contudo, assumem aspectos menos típicos como a cavitação, a calcificação, a ocorrência em regiões pulmonares atípicas, as formas micronodulares, a confluência, a presença do sinal do halo, entre outras.
O pneumotórax pode se apresentar como complicação e ocorre mais frequentemente em metástases escavadas de osteossarcomas, porém também ocorre em outros tumores sarcomatosos. Um pneumotórax espontâneo em um paciente com sarcoma deve levantar a possibilidade de metástases pulmonares ocultas.
Sendo assim, o diagnóstico de metástases pulmonares escavadas, pode ser difícil. Contudo, em um paciente com tumor primário avançado, a hipótese de metástase deve ser aventada.

Palavras Chave

Pneumotórax; Escavações; Metástase

Área

Tórax

Instituições

UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Nathalia Christina Lopes Flores, Miriam Menna Barreto, Amanda Priscilla de Oliveira Silva, Mariana Janini Morais da Silva