Dados do Trabalho


Título

Câncer de mama associado a gestação: Ensaio iconográfico.

Introdução

O câncer de mama associado à gestação é definido como aquele diagnosticado durante a gravidez, dentro de 1 ano pós-parto ou a qualquer momento durante o período de lactação. Embora seja pouco frequente, com incidência estimada em cerca de 0,3 a cada 1.000 gestações, vem se observando aumento no número de casos pela tendência das mulheres em se postergar a maternidade, resultando em uma idade materna avançada na primeira gestação. As pacientes geralmente se apresentam com nódulo palpável e indolor ou com espessamento cutâneo na mama, sendo alterações inflamatórias e metástases linfonodais frequentes no momento do diagnóstico. O diagnóstico é desafiador, uma vez que as alterações fisiológicas e benignas comumente observadas na gravidez/amamentação podem limitar a suspeita clínica e a sensibilidade dos exames de imagem ou resultar em atrasos diagnósticos. É importante ressaltar que a suspeita clínica precoce e uma abordagem de imagem adequada são imprescindíveis para evitar atrasos diagnósticos e para um melhor prognóstico destas pacientes.

Descrição

O objetivo deste trabalho é ilustrar o espectro de imagem desta condição através de casos provenientes e acompanhados na nossa instituição, a fim de facilitar o aprendizado dos médicos radiologistas.

Palavras Chave

gravidez, câncer de mama, lactação, câncer de mama associado a gestação, puerpério.

Área

Mama

Instituições

Instituto Nacional de Câncer (INCA) - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Carolyne Camera Gripp Cruz, Rafaela Queiroz de Morais, Mona Martins Coelho Suhett, Camila de Carvalho Figueiredo, Marcele França Barreto Côrtes, Paula Medina Maciel Gomes Curi Bonotto, Erica Endo, Thamires Coutinho Marques, Thaís Salgado Monnerat