Dados do Trabalho


Título

CISTOS CARTILAGINOSOS SUPRAPÚBICO E RETROPÚBICO COMO ACHADOS INCIDENTAIS: RELATO DE CASO

Introdução

Cistos cartilaginosos suprapúbicos e retropúbicos são entidades raras que se apresentam como massas de densidade de partes moles, que têm origem na sínfise púbica.

Descrição

Este estudo descreve quadro de paciente do sexo feminino, 76 anos de idade, multípara, que comparece para realizar tomografia computadorizada (TC) devido quadro de flebites recorrentes na perna esquerda e história pregressa de tireoidectomia devido câncer papilífero de tireoide, sem sintomas de retenção urinária ou dor pélvica. A TC demonstrou formações alongadas circunscritas com densidade de partes moles, com calcificações de permeio, relacionadas a sínfise púbica em regiões suprapúbica e retropúbica. Observaram-se ainda, achados de alterações degenerativas da sínfise púbica.

Discussão

Os cistos cartilaginosos provenientes da degeneração da sínfise púbica foram descritos pela primeira vez em 1996 por Alguacil-Garcia et. al e são raros. Geralmente, apresentam-se com crescimento lento e assintomático. Os sintomas podem ser vários, como: dor perineal, retenção urinária, dispaurenia e/ou sintomas do trato urinário baixo. A apresentação radiológica do cisto cartilaginoso depende, principalmente, do conteúdo mucinoso e de células condrocíticas em seu interior. Por isso, a aparência do cisto na ultrassonografia (US) é heterogênea com focos anecoicos dentro do cisto que correspondem a componentes de necrose; na tomografia computadorizada é hiperdensa; e na ressonância magnética (RM) apresenta sinal heterogêneo nas sequências ponderadas em T1 e em T2, podendo aparecer calcificações em seu interior, além de achados de alterações degenerativas da sínfise púbica. A abordagem deve ser conservadora em pacientes assintomáticos e a excisão cirúrgica é a terapêutica de escolha para pacientes sintomáticos. Os diagnósticos diferenciais dos cistos cartilaginosos podem incluir cistos subcondrais da sínfise púbica e cistos vulvares, assim como o condrossarcoma e abscessos. O conhecimento dessa condição é importante, uma vez que se trata de uma patologia benigna e de evolução lenta, o que pode evitar abordagens cirúrgicas desnecessárias. O diagnóstico do cisto cartilaginoso relacionado à sínfise púbica pode ser feito por US, TC ou RM, apesar de o diagnóstico definitivo e padrão-ouro ser feito através de biópsia por agulha grossa.

Palavras Chave

Sínfise pubiana. Cartilagem. Tomografia. Ultrassonografia. Ressonância.

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Autores

Ana Paula Morais Corrêa Machado, Shayanne Raposo Norton, Ana Luiza Pereira Silveira Petrilli, Nicole Georges Lambrakos, Mariana Paiva Oliveira, Marcos Vinícius Assunção, Rudolf Moreira Pfeilsticker, Ana Flávia Assis Ávila, Raul Scher Junior