Dados do Trabalho


Título

SINOVIOSSARCOMA DO OMBRO EM PACIENTE DE 40 ANOS – RELATO DE CASO

Introdução

Sinoviossarcoma é a quarta causa mais comum de sarcoma de partes moles no mundo, acometendo principalmente extremidades, sendo a mais comum o joelho, fossa poplítea em adolescentes e adultos jovens com idades entre 15-40 anos. Essa lesão tem alto potencial metastático e normalmente provém de localização próxima a articulação e não intrarticular, como diz seu nome.
Pacientes geralmente apresentam uma massa palpável com crescimento lento e clínica indolente que pode se postergar por anos. Esses achados podem dar a falsa impressão de benignidade.

Descrição

No nosso trabalho registramos o relato do caso de uma paciente feminina, 40 anos de idade, que se queixava de dor incapacitante há 1 ano após esforço físico.
Realizou seu primeiro exame de RM que evidenciou lesão expansiva com sinal intermediário em T1, levemente elevado em T2 e com hipersinal nas sequências com supressão de gordura e restrição à difusão, ocupando a bursa subacromial/subdeltoidea, com extensão anterior para o intervalo rotador. Identificam-se no interior da lesão focos de baixo sinal na sequência T2* e intenso realce pelo meio de contraste. O diagnóstico histopatológico confirmou um sinoviossarcoma.

Discussão

Embora as características radiográficas do sinoviossarcoma não sejam patognomônicas, os achados de uma massa de partes moles, principalmente se calcificadas, próximo, mas não em uma articulação em um paciente jovem (15-40 anos de idade) são muito sugestivos desse diagnóstico.
Exames de imagem são vitais para a extensão do estadiamento e para o planejamento da ressecção cirúrgica. Eles também frequentemente revelam aparências sugestivas de multilobulação e marcada heterogeneidade (criando o sinal triplo) com hemorragia, níveis de fluido e septos (criando o sinal de cacho de uvas). Duas características associadas ao sarcoma sinovial que podem levar a um diagnóstico inicial equivocado de um processo indolente benigno são crescimento lento (tempo médio até o diagnóstico, 2-4 anos) e tamanho pequeno (5 cm na apresentação inicial); além disso, essas lesões podem apresentar margens bem definidas e aspecto homogêneo nas imagens transversais. O sarcoma sinovial é uma lesão de grau intermediário a alto e, apesar da ressecção cirúrgica ampla e agressiva inicial, a recorrência local e a doença metastática são comuns e o prognóstico é reservado. Compreender e reconhecer o espectro das aparências radiológicas e suas bases patológicas permite uma melhor avaliação do paciente e são importantes para o manejo clínico ideal.

Palavras Chave

Sinoviossarcoma, sarcoma, sinovial

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Autores

Carlos Miguel Cruz, Hanna Costa, Pedro Macedo Dias