Dados do Trabalho


Título

Pneumonia por Citomegalovírus em paciente pediátrico

Introdução

O citomegalovírus humano (CMV) pertence à família dos vírus Herpes e é uma importante causa de morbimortalidade, notadamente em pacientes imunocomprometidos. Sua incidência é estimada em aproximadamente 1% dos nascidos vivos, sendo considerada uma das causas mais comuns de infecção intrauterina de etiologia congênita. O quadro clínico é variado, envolvendo restrição de crescimento, alterações encefálicas, hematológicas, hepáticas e pulmonares.O presente trabalho relata o caso de um paciente pediátrico com comprometimento pulmonar extenso.

Descrição

Lactente masculino com 6 meses de vida, inicialmente levado ao serviço de saúde por petéquias e hemoptise. Os exames laboratoriais evidenciaram anemia e plaquetopenia. A partir disso, foi dado início à investigação de diversos diagnósticos diferenciais, demandando atenção de uma equipe multiprofissional. A radiografia de tórax evidenciou opacidades pulmonares difusas, que foram melhores avaliadas através de tomografia computadorizada, detalhando múltiplos nódulos e consolidações pulmonares difusas, com sinais de extenso processo inflamatório/infeccioso pulmonar. Mediante os achados de imagem associados aos distúrbios hematológicos, foi levantada a hipótese diagnóstica de citomegalovírus congênito, posteriormente confirmada por exames laboratoriais antigênicos e sorológicos. Foi iniciado tratamento antiviral, com boa resposta terapêutica.

Discussão

A pneumonia por citomegalovírus é um tipo de pneumonite viral e os achados radiológicos não são específicos à patologia. Opacidades com atenuação em “vidro fosco”, nódulos pulmonares, consolidações confluentes, bronquiectasias e reticulação intersticial são os achados mais comuns. O diagnóstico é desafiador, sendo necessário um alto nível de suspeição clínica em correlação radiológica e laboratorial. Evidenciamos a importância dos achados radiológicos e o seu papel fundamental para diagnósticos diferenciais. Neste caso, os achados de imagem foram essenciais para o diagnóstico da citomegalovirose congênita com acometimento pulmonar e hematológico.

Palavras Chave

Citomegalovírus; infecção congênita; plaquetopenia; pneumonia; pneumonite viral.

Área

Pediatria (incluindo USG pediátrico)

Instituições

Hospital Infantil Joana de Gusmão - Santa Catarina - Brasil

Autores

Nicole Zomer Machado, Luiza Maes Manara, Mark Wanderley, Rodrigo Vieira Ozelame, André Santos Felippe, Jessica de Andrade , Laura Bongiolo De Nez, Laura Becker de Souza, Rodrigo Vasconi Saez Brown