Dados do Trabalho


Título

Achados ultrassonográficos das complicações dos preenchedores correlação com anatomia patológica - relato de caso

Introdução

Classicamente, os diagnósticos em dermatologia são baseados na avaliação clínica e histopatológica. Todavia, a ultrassonografia de alta frequência (USG) está progressivamente sendo introduzida na especialidade.

Descrição

Mulher, 44 anos, encaminhada para avaliação de nódulos na face após procedimentos estéticos. Realizou preenchimento de olheiras e sulco nasolabial há 2 anos. De mais recente, realizou aplicação de ácido polilático na região lateral da face (bilateral). Após 15 dias após procedimento, iniciou com edema na região infrapalpebral, com percepção de nódulos endurecidos em região infrapalpebral, sulco nasogeniano, labiomentoniano e malar bilateral. Foi realizada USG com Doppler colorido de toda a face, utilizando transdutores lineares de 18Mhz e 22 Mhz. Na região medial infrapalpebral à esquerda observou-se imagem oval, discretamente hipoecóica e heterogênea, parcialmente delimitada na hipoderme, medindo 1,1 x 0,6 cm, sem evidência de fluxo vascular ao estudo Doppler. Realizado Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) guiada por USG com confirmação de depósito de ácido hialurônico associado a reação granulomatosa. Nos demais nódulos da face, observadas imagens ovais e hipoecóicas, sem evidência de fluxo vascular anômalo ao estudo Doppler. Realizada PAAF guiada por USG na região malar superior à esquerda, identificando reação de corpo estranho.

Discussão

O uso de USG é eficaz para análise de complicações sem realização de procedimentos invasivos, visto que a maioria dos pacientes não aceita a realização de biópsia, para confirmação diagnóstica. É neste cenário que exames menos invasivos, como a PAAF e USG assumem importância central. Em ambas as coletas de material, foi identificada a presença de células gigantes multinucleadas, compatíveis com reação granulomatosa. Neste caso, acredita-se que a última aplicação de ácido polilático foi o fator desencadeante para esta resposta granulomatosa nos demais locais onde já havia sido aplicado algum produto (ácido hialurônico nas regiões infra palpebrais e sulco nasolabial / ácido polilático na região malar e fios de PDO na região de sulco labiomentoniano). Nesse sentido, a USG tem se mostrado cada vez mais importante no manejo de complicações pós procedimentos estéticos. Procedimentos guiados como a PAAF são uma alternativa na avaliação destas complicações, permitindo não só a identificação do produto como também do processo patogênico associado.

Palavras Chave

Ultrassonografia de alta frequência, ultrassonografia dermatológica, complicações de preenchedores, cosmiatria, nódulos de partes moles.

Área

Ultrassonografia Geral

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina - Brasil

Autores

Christine Aparecida Wegner, Ariel Córdova Rosa, Telma Christine Sakuno, Letícia Mary Tomita, Ariane Barreto Haagsma, Gabriella DiGiunta Funchal