Dados do Trabalho


Título

Análise do processo de atendimento em uma clínica radiológica com aplicação do “mapa de fluxo de valor”.

Introdução

A qualidade existe desde o início dos tempos. Com a evolução da humanidade, a percepção de Qualidade foi exigindo das organizações investimento em metodologias para tornar seus processos mais ágeis e eficientes. Essa demanda está cada vez mais crescente nos serviços da saúde, o que exige a aplicação de estudos e métodos para identificação de melhorias.

Casuística e Métodos

Pesquisa aplicada em uma clínica de Imagem com 40 anos de fundação e com todos os métodos radiológicos disponíveis, adquirida por um grupo de medicina diagnóstica composto por três serviços na referida cidade, sendo: análises clínicas, vacinas e serviço de imagem.

Resultados

Os resultados parciais demonstrados, indicaram que as ações adotadas até o momento têm apresentado eficácia e contribuindo para a diminuição de reclamação de clientes. O cenário atual ainda passa por momentos de desafios devido a picos da pandemia, agora classificada como endemia, mas que ainda causa desfalque nas equipes e eleva o tempo de atendimento. O presente estudo será observado e monitorado durante o ano de 2022 para finalização dos resultados.

Conclusões

Este trabalho permitiu demonstrar que as ferramentas da qualidade são democráticas e podem ser aplicadas com excelência na saúde. As ferramentas aqui apresentadas permitiram identificar as etapas da atividade de Atendimento em todos os processos da jornada do cliente, bem como evidenciar desvios para estudo das ações de melhorias.

Palavras Chave

Saúde; Experiência do Cliente; Ferramentas da Qualidade; Processos; Qualidade

Área

Qualidade e Gestão

Autores

Liz Hellen Silva Borges, Rosa Maria Bittar Cury, Elisangela Ramos Gomide Oliveira, Luis Ronan Marquez Ferreira Souza, Maria Alice Escalante Lima, Michelle Amaral Bravin