Dados do Trabalho


Título

Um olhar sobre a empresa: o antes e depois da Qualidade

Introdução

A implantação da qualidade é um trabalho moroso, demanda tempo para alinhar processos, engajar equipes e refletir positivamente na receita financeira, porém o custo que se tem é da avaliação e prevenção de possíveis riscos, tornando a empresa sólida e menos vulnerável.
Compreende-se então que a qualidade é grau, ou seja, o quanto os serviços deixam os clientes satisfeitos, desde o primeiro atendimento até a confiabilidade do resultado entregue.

Casuística e Métodos

Demonstrar como a implantação do processo de acreditação PADI potencializa a melhoria contínua de todos os processos de uma clínica radiológica, com o foco no cliente.
Estudo de caso de uma clínica radiológica, com 40 anos de fundação, e com todos os métodos de imagem de radiologia em radiologia disponíveis, adquirida por um grupo de medicina diagnóstica composto por três serviços na referida cidade sendo: análises clínicas, vacinas e serviço de imagem. 

Resultados

Apresentação de resultados através de gráficos, demonstrando a evolução entre auditorias.

Conclusões

Durante o processo de implantação dos requisitos da Norma PADI, surgiram vários desafios como por exemplo: a receptividade dos colaboradores a nova empresa, aos funcionários que pertenciam ao serviço de análises clínicas e ao entendimento do que era qualidade e da importância da Norma PADI para o negócio.
Atualmente, os resultados atingidos após o processo de implantação da Norma PADI são satisfatórios, e os gráficos (cultura de medição – indicadores) demonstram a melhoria contínua em todos os requisitos, pois evidencia o comprometimento da organização em ir além do atendimento à Norma, mas aprimorar constantemente todos os processos.
O principal objetivo é compreender e atender as necessidades dos clientes, oferecendo serviços de qualidade, alcançando o equilíbrio financeiro para a empresa.  

Palavras Chave

Qualidade, PADI, Acreditação, Certificação e Custos.

Área

Qualidade e Gestão

Instituições

Sabin Medicina Diagnóstica - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rosa Maria Bittar Cury, Liz Hellen Silva Borges, Luis Ronan Marquez Ferreira Souza, Maria Alice Escalante Lima, Michelle Amaral Bravin