Dados do Trabalho


Título

OBSTRUÇÃO DE INTESTINO DELGADO POR HÉRNIA INTERNA PÓS-COLECTOMIA: RELATO DE CASO

Introdução

O termo hérnia interna refere-se a protrusão de conteúdo abdominal através do peritônio ou do mesentério, permanecendo na cavidade abdominal, a herniação ocorre através de estruturas anatômicas, tais quais forames, recessos, ou mais frequentemente, por defeitos pós cirúrgicos de fechamento do mesentério. A hérnia interna mais comum, antes do advento da cirurgia de bypass gástrico em Y de Roux, era a hérnia paraduodenal, no entanto, a partir do início dos anos 2000, essa complicação passou a ser mais comum, mesmo sendo relativamente infrequente, sendo atribuída, esta crescente, à cirurgia bariátrica.

Descrição

A apresentação clínica inicial varia desde uma dor abdominal difusa vaga e intermitente até o quadro clássico de obstrução intestinal com para de eliminação de fezes, vômitos, e dor abdominal de forte intensidade. O exame de imagem inicial mais corriqueiramente solicitado é a radiografia de abdômen agudo (abdômen AP em ortostase e decúbito dorsal, além de radiografia do tórax em ortostase) que demonstra, em geral, sinais de obstrução do intestino delgado tais quais válvulas coniventes espessadas (sinal do “empilhamento de moedas”), distensão do intestino delgado com níveis hidroaéreos em diferentes alturas, e, sinais de lentificação do trânsito intestinal (fecalização no intestino delgado). Sendo aventado o diagnóstico na radiografia simples, o próximo passo, seria o padrão ouro para este diagnóstico, a tomografia computadorizada, que poderá demonstrar: Alças de intestino delgado distendidas, agrupadas, possivelmente em um saco herniário, ponto de transição do calibre de alças, e, anormalidades de vasos mesentéricos como torção, ingurgitamento ou estiramento.

Discussão

No presente caso a ser relatado observa-se uma paciente identificada como E.D.L. de trinta e sete anos, que realizou colectomia total com confecção de ileostomia terminal há quatro anos, tendo procurado o serviço de saúdo devido a dor abdominal de forte intensidade, o primeiro exame realizado foi uma tomografia de abdômen total, revelando severa distensão de alças de intestino delgado, com ponto de transição de calibre de alças no íleo, e, aparente torção de vasos do mesentério
A paciente foi submetida a laparotomia exploradora, que confirmou a hipótese de hérnia interna, com extenso segmento de alça intestinal necrosado.

Palavras Chave

Palavras-chave: obstrução, intestino delgado, hérnia interna, colectomia, neoplasia.

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

Andre Olivo Pellizzaro, Rafael Bernardi Rigo, Alexandre Wall, Marien Edina Foresti, Leticia Tatiane Madke, Kelly Vincenzi, Cristian Junior Da Costa, Mateus Francisco Feltraco, Nathalia Nascimento Fontoura