Dados do Trabalho


Título

VOLVO CECAL EM PACIENTE COM NEOPLASIA DE CÓLON DESCENDENTE: RELATO DE CASO

Introdução

Os volvos colônicos, de maneira geral, podem ser definidos como torção de um segmento intestinal em seu eixo mesentérico levando a um quadro de obstrução, estase venosa, seguida de isquemia e perfuração mais tardiamente. Especificamente na patologia deste relato, o ceco torce ao redor de seu mesentério, os subtipos mais comum do volvo de ceco são axial ileocólica (90%) (torção no eixo axial no sentido horário ou anti-horário), e báscula cecal (10%), onde ceco é envolvido anterior e posteriormente pelo peritôneo, podendo haver obstrução incompleta e intermitente.

Descrição

O volvo cecal é o segundo tipo de volvo colônico mais comum, perdendo apenas para o volvo de sigmoide, sendo os principais fatores de risco: defeito congênito na fixação peritoneal do cólon proximal, íleo paralítico, colonoscopia, terceiro trimestre de gestação, restrição ao movimento intestinal em um ponto fixo no abdome e massa abdominal neoplásica.
O quadro clínico dos pacientes pode variar desde dor abdominal insidiosa até uma dor abdominal de forte intensidade, com parada de eliminação de flatus e vômitos. Uma característica interessante dos volvos colônicos, quando espontaneamente reduzidos, é a melhora da dor com peristalse colônica “explosiva”. A radiografia de abdômen agudo, primeiro exame comumente solicitado, em geral demonstra dilatação cecal com aspecto “em vírgula”. A tomografia computadorizada mostra um ceco difusamento distendido, deslocado, em geral à esquerda, com “redemoinho” vascular.

Discussão

No caso deste relato, tem-se um paciente identificado como P.D.P.R., de quarenta e um anos, com diagnóstico prévio de neoplasia de cólon descendente, apresentando desconforto abdominal. O estudo tomográfico do abdômen, na chegada do paciente, demonstra ceco distendido por gás no hipocôndrio esquerdo, com presença de redemoinho vascular. Apesar de o tratamento para volvo cecal, comumente ser hemicolectomia direita com anastomose primária, o paciente não foi submetido ao tratamento cirúrgico uma que vez estava em cuidados paliativos devido à neoplasia avançada, sendo optado por tratamento conservador.

Palavras Chave

Palavras-chave: volvo, torção, cecal, obstrução, neoplasia.

Área

Abdominal Gastrointestinal

Autores

Andre Olivo Pellizzaro, Robson Rottenfusser, Alexandre Wall, Marien Edina Foresti, Leticia Tatiane Madke, Kelly Vincenzi, James Drum, Rayla Fabris Maqueda