Dados do Trabalho


Título

Acometimento oligoarticular em um caso de Doença de Behçet com apresentação atípica

Introdução

A doença de Behçet é uma vasculite multissistêmica inflamatória crônica de etiologia ainda não bem definida. A idade média de acometimento é de 20-30 anos tendo uma predileção de ocorrência no sexo masculino. Há relatos na literatura de associação com alguns marcadores como HLA-B27, comumente encontrado na espondilite anquilosante. Além da associação com esse marcador, notou-se também a presença de tromboflebite superficial e a mutação do fator V de Leiden.
Os achados clínicos encontrados nessa patologia podem variar, sendo os mais comumente vistos as ulcerações orais e genitais e manifestações oculares.

Descrição

Nosso trabalho relata o caso de uma paciente do sexo feminino, 21 anos com queixa de dores difusas nos tornozelos, joelhos e pés, com aumento da intensidade dolorosa há duas semanas com edema associado.
A paciente também relatava história de torção do tornozelo direito há um mês e úlcera genital.
Foi solicitado Ressonância Magnética para melhor elucidação clínica desses respectivos seguimentos acometidos. Os achados sugestivos de entesite inflamatória que mais chamaram atenção foram os seguintes nos joelhos:
Alteração de sinal das fibras proximais do tendão patelar junto à origem na patela, com impregnação após contraste venoso, sugerindo tendinopatia e peritendinite.
Edema ósseo do ápice patelar adjacente (osteíte).

Discussão

Os sintomas articulares apesar de não entrarem na tríade clássica são descritos em cerca de 40-70% dos casos como artralgia e ou artrite. Esses sintomas são descritos como autolimitados, intermitentes, não erosivos, acometendo principalmente articulações longas e periféricas. Considera-se, portanto, o desenvolvimento de artropatia como algum episódio de dor articular não correlacionada diretamente ao trauma acompanhada de edema, perda da sensibilidade e dor durante movimentação da articulação acometida.
No caso apesar da paciente ser do sexo feminino, tinha idade dentro do espectro para a patologia e apresentava úlcera genital, o que chamava atenção para uma busca mais detalhada e refinada. Os achados descritos nas ressonâncias evidenciaram não só alterações de Artropatia inflamatória como um outro achado comumente associada a doença de Beçeht que é vasculite, não se podendo excluir a existência de trombo/tromboflebite na veia marginal e tributárias no tornozelo esquerdo.

Palavras Chave

Behçet, Vasculite, RM

Área

Musculoesquelético (incluindo USG)

Autores

Hanna Costa, Carlos Miguel Cruz, Pedro Macedo Dias