Dados do Trabalho


Título

RARO, MAS NEM TANTO ASSIM..... LOCALIZAÇÕES E APRESENTAÇÕES ATÍPICAS DA ENDOMETRIOSE

Introdução

A endometriose se caracteriza pela presença de tecido glandular e/ou estromal fora dos limites uterinos, apesar do componente fibrótico reacional ser muitas vezes maior. É uma doença com caráter previsível e repetitivo em termos de sítios de acometimento. As lesões localizam-se preferencialmente nos ligamentos uterossacros, ovários, retossigmoide, vagina, bexiga e ligamentos redondos. Porém, as lesões podem acometer locais menos usuais, pélvicos ou extra-pélvicos, mas que devem ser de conhecimento do radiologista para o mapeamento completo da doença e tomada de decisão (clínica ou cirúrgica).
Apresentações atípicas também podem ocorrer e serão discutidas nesse trabalho.


Descrição

Através desse ensaio iconográfico iremos descrever e ilustrar os locais menos frequentes de acometimento da endometriose (pélvicos e extra-pélvicos) e também descrever algumas apresentações atípicas da doença.

Os casos clínicos serão apresentados de maneira completa com história, achados nos exames de ultrassonografia (USG) e/ou ressonância magnética (RM), ressaltando os pontos importantes de cada método, prevalência de cada sítio, complicações e revisão bibliográfica pertinente.

Palavras Chave

Endometriose, apresentação atípica, localização atípica, endometrioma, malignização, decidualização, infecção

Área

Abdominal Geniturinário

Autores

ANA PAULA CARVALHAL MOURA, CLARISSA GASPARIN PANCOTTE, MARIA INES NOVIS