Dados do Trabalho


Título

Opinião do médico solicitante sobre o laudo radiológico.

Introdução

O laudo radiológico representa o nível mais alto de síntese e percepção de um radiologista sobre a condição de um paciente, traduz o que o médico identificou a partir das informações disponíveis nos estudos de imagem, a fim de ajudar a direcionar a condução do caso pelo médico assistente. A medida que os métodos de avaliação diagnóstica evoluem em termos de complexidade, se faz necessário que os relatórios assumam um papel cada vez mais relevante, e é por esta razão que vem se tornando uma tendência a produção de laudos estruturados a fim de transmitir de forma padronizada, clara e objetiva a impressão do radiologista.

Casuística e Métodos

Foi realizado um estudo prospectivo, transversal e descritivo, caracterizado pela aplicação de um questionário eletrônico composto por 11 perguntas, para médicos não radiologistas. A amostra final foi composta por 414 questionários respondidos. As perguntas iniciais trazem um breve perfil dos entrevistados, analisando estado, área de atuação e tempo de formação médica. As demais perguntas questionam características do laudo radiológico, grau de confiança na opinião do radiologista, preferências por modelo de relatório e compartilhamento de laudos por meio de aplicativos de comunicação.

Resultados

Entre os participantes, os médicos do estado de origem representaram 73%; os clínicos especialistas tiveram maior participação, com 40,8% e a maioria dos participantes tinha mais de 20 anos de formação (39,4%). Nota-se ainda que entre os entrevistados 59,7% referem ler integralmente o laudo e que para 83,6% dos colegas a conclusão deve estar presente rotineiramente. A maioria confia parcialmente na conclusão dos laudos e com relação a técnica do exame, 40% responderam que apenas acessam este tópico em caso de dúvidas. O uso de linguagem técnica própria do radiologista para 68,8% dos entrevistados é considerado adequado desde que haja uma conclusão sobre seu significado.

As demais perguntas demonstram um equilíbrio entre algumas respostas, ressaltando-se a preferência de 48,1% dos participantes pelo laudo em prosa. Para 48,3% dos entrevistados as imagens-chave devem aparecer apenas diante de achados relevantes; e por último, 45,9% utilizam com frequência aplicativos de comunicação para compartilhamento rápido de laudos/ links de acesso.

Conclusões

O laudo radiológico é a análise crítica da radiologia e deve oferecer uma comunicação clara e concisa e independente da estrutura do relatório, importância maior é dada a clareza e confiança na síntese do laudo.

Palavras Chave

Diagnóstico por imagem; Radiologia; Laudo radiológico; Ensino radiológico; Comunicação médica

Área

Educação em Radiologia

Instituições

Hospital da Restauração - Pernambuco - Brasil

Autores

Maria Eduarda Zamorano, Adonis Manzella, Ayrton Guedes Alcoforado, Isabela Carvalho Oliveira, Patrícia Menandro Andrade, Rennah Gonçalves Santos, Francisco Ranilson Alves, Natália Sarmento Seabra, Maria Eduarda Queiroz Medeiros