Dados do Trabalho


Título

Meningioma cordóide: um relato de caso e breve resumo da literatura.

Introdução

Meningioma é o tumor benigno mais comum do Sistema Nervoso Central, sendo a grande maioria pouco agressiva (grau I OMS) . O meningioma cordóide representa um subtipo raro de meningioma(0,5%) , apresenta maior agressividade ( grau II OMS) e portanto tem maior chance de recorrência e crescimento mais rápido.

Descrição

Relatamos um caso de uma paciente 43 ano,do sexo feminino, com queixa de cefaléia holocraniana há 1 ano, com piora progressiva, associado a náuseas e vômitos. Relata piora da dor ao decúbito. Negava crise epiléptica ou outros déficits neurológicos. Ao exame físico neurológico, apresentava Escala de coma de Glasgow 15. Pupilas isofotorreagentes. Força motora global grau V. Sensibilidade preservada, com papiledema no exame de fundo de olho.
Realizada Ressonância Magnética do encéfalo para melhor elucidação diagnóstica.

Discussão

Meningioma é o tumor benigno mais comum do Sistema Nervoso Central, contando com 15 subtipos diferentes, sendo a grande maioria pouco agressiva (grau I OMS) . O meningioma cordóide representa um subtipo raro de meningioma, que corresponde a apenas 0,5% de todos os meningiomas , apresenta maior agressividade ( grau II OMS) e portanto tem maior chance de recorrência e crescimento mais rápido.
Estudos mostram maior predileção para pacientes mais jovens que o meningiomas convencionais.
Suas características típicas na histológicas contribuem para a aparência na Ressonância Magnética. As células tumorais epitelióides apresentam vacuolização citoplasmática ( formato de cordão)e estão embebidas em uma matriz mucóide(mixoide) – mesmas características do cordoma, isso é traduzido em uma matriz mais hidratada, com alto sinal em T2.
É importante ressaltar que uma característica que fala a favor do subtipo cordóide do meningioma é sua capacidade de facilitar a difusão, de forma que estudos demonstram que um valor de ADCr> 1,5, calculado pela razão entre o ADC da lesão e do corpo caloso, foi considerado um preditor independente para meningioma cordóide com sensibilidade de 84,6%, especificidade de 89,8%, valor preditivo positivo de 64,7% e valor preditivo negativo de 96,4%.

Palavras Chave

meningioma subtipo cordóide tumor neurradiologia

Área

Neurorradiologia

Autores

Mario Kamil Abizaid, Stenio Burlin, Sebastião Boanerges de Araujo Neto, Alice Abreu Mota, Eugenio Cezar R. S. Filho, Taisa Melo Guarilha, Victor Santos Oliveira, Marcos Vicentini Camargo